Histórico

Seguro-desemprego nos EUA bate maior nível em 16 anos

Pedidos aumentaram em 27 mil na semana encerrada no dia 15 de novembro, chegando a um total de 542 mil

Os pedidos de auxílio-desemprego feitos nos Estados Unidos na semana encerrada no último dia 15 de novembro subiram em 27 mil, para um nível sazonalmente ajustado de 542 mil pedidos, o maior desde julho de 1992, informou o Departamento de Trabalho norte-americano. Economistas esperavam queda de 11 mil pedidos.

A média quadrissemanal de pedidos aumentou para 506,5 mil, o maior nível desde janeiro de 1983 e bem acima do nível de 400 mil normalmente associado a recessões. Os benefícios recebidos há mais de uma semana saltaram 109 mil para 4,012 milhões na semana encerrada no sábado anterior (dia 8), o nível mais alto desde dezembro de 1982. A taxa de desemprego para os trabalhadores que recebem o benefício aumentou 0,1 ponto porcentual, para 3%, a maior desde junho de 2003.

Após a divulgação dos dados sobre pedidos de auxílio-desemprego, a Casa Branca disse que agora apóia uma extensão dos benefícios aos desempregados. “Por causa das condições apertadas no mercado de trabalho, o presidente Bush acredita que seria apropriado estender os benefícios, e ele deve sancionar a lei que tramita no Congresso”, disse a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo