Antonio Tozzi Esportes

Seleção Brasileira decepciona torcida e Diniz assume culpa

Neymar teve uma forte lesão no joelho e desfalcará a Seleção Brasileira para os próximos compromissos (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Neymar teve uma forte lesão no joelho e desfalcará a Seleção Brasileira para os próximos compromissos (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Fernando Diniz passou de técnico ousado e inovador para “Professor Pardal”, epíteto dado pelos torcedores para os treinadores que inventam muito nas escalações de suas equipes ou nas alterações processadas.

A Seleção Brasileira decepcionou de fato nos dois jogos da segunda data Fifa das Eliminatórias para Copa do Mundo da América do Sul. Depois de duas vitórias – 5 a 1 sobre a Bolívia e 1 a 0 sobre o Peru em Lima -, imaginava-se que o Brasil fosse continuar sua jornada vitoriosa rumo à classificação, sem maiores problemas.

Não foi o que ocorreu. Depois de um empate frustrante em 1 a 1 com a Venezuela na Arena Pantanal, em Cuiabá, veio a derrota para o Uruguai, em Montevidéu, por 2 a 0. Esta derrota quebrou a invencibilidade de 37 partidas sem perder nas Eliminatórias da Conmebol – a última vez que o Brasil havia sido derrotado foi em 2015 para o Chile, também por 2 a 0, em Santiago.

Pior do que a derrota, porém, foi o pobre futebol apresentado pela Seleção Brasileira. O treinador não conseguiu implantar sua metodologia de trabalho, o chamado “dinizismo”, que encanta parte dos analistas. Ele reclama não ter tempo para treinar (o que é verdade), mas preferiu se apegar à fórmula do antigo treinador, Tite. Até mesmo nas convocações dos jogadores.

É bem verdade que ele chamou os que se destacam no futebol europeu, mas foi prejudicado pela má fase de alguns desses bons jogadores, casos específicos do volante Casemiro, do Manchester United, e do zagueiro Marquinhos, do PSG. Para completar, Vini Jr. e Rodrigo, destaques do Real Madrid, ficaram devendo em suas apresentações com a verde-amarela.

Um capítulo à parte fica reservado a Neymar, a referência técnica da Seleção Brasileira. Além de estar visivelmente fora de forma, ainda foi vítima de uma séria contusão no joelho na partida contra o Uruguai. A lesão deve tirá-lo dos gramados por cerca de nove meses, grande prejuízo para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, que o contratou a peso de ouro. A Fifa deverá compensar o clube saudita com algum ressarcimento, mas o pagamento não vai chegar nem perto de seu salário no clube do Oriente Médio.

A perda do craque obrigará Diniz a pensar em alguma solução para fazer a Seleção Brasileira jogar sem seu principal jogador. Há até quem diga que isto pode ter sido bom porque obriga o treinador a testar outras formações. Para piorar a situação, em novembro, o Brasil enfrentará a invicta Colômbia e depois receberá a poderosa Argentina – única seleção com 100% de aproveitamento, e tendo Messi brilhando como sempre.

Antes disso, Fernando Diniz veste novamente a roupa de treinador do Fluminense Futebol Clube. Na quinta-feira (19), ele comandou sua equipe no jogo contra o Corinthians no Maracanã. Infelizmente, não podemos divulgar o resultado desta partida, porque a edição já estava fechada quando ela foi realizada, assim como os jogos Santos x Bragantino, Cruzeiro x Flamengo e Palmeiras x Atlético-MG.

E sua preocupação maior é preparar a equipe para a final da Copa Libertadores da América, quando o Tricolor das Laranjeiras tentará conquistar este título pela primeira vez em sua história. O jogo está marcado para o Maracanã, no dia 4 de novembro, diante do Boca Juniors da Argentina.


Campeonato Brasileiro

Fogão mais líder do que nunca

Junior Santos garantiu a vitória do líder Botafogo em Belo Horizonte (Foto: Assessoria de Comunicação/Botafogo FR)
Junior Santos garantiu a vitória do líder Botafogo em Belo Horizonte (Foto: Assessoria de Comunicação/Botafogo FR)

O Botafogo deu mais um passo importante rumo à conquista do título do Campeonato Brasileiro. No encontro entre o líder e o lanterna do Brasileirão brilhou a estrela do Alvinegro carioca. 

O atacante Junior Santos foi o destaque do Botafogo ao anotar os dois gols de sua equipe, enquanto Benitez fez o gol do América-MG na derrota de 2 a 1 em Belo Horizonte.

O time comandado pela dupla Lucio Flavio e Joel Carli, ex-atletas do Botafogo, parece ter retomado o equilíbrio após um período de baixa com o ex-treinador Bruno Lage.

O próximo compromisso do Glorioso será no Rio de Janeiro quando receberá o Athletico-PR no sábado (21), enquanto o Coelho irá a São Paulo enfrentar o Corinthians no domingo (22).

Furacão vence Grêmio de virada em Porto Alegre 

Kaíque Rocha fez o segundo gol decretando o placar final de 2 a 1 para os visitantes (Foto: Jose Tramontin/athletico.com.br)
Kaíque Rocha fez o segundo gol decretando o placar final de 2 a 1 para os visitantes (Foto: Jose Tramontin/athletico.com.br)

O Athletico Paranaense foi a Porto Alegre disposto a obter a vitória. O Rubro-Negro de Curitiba partiu para cima do time da casa e criou algumas oportunidades de gols. No entanto, foi o Imortal que saiu na frente com o gol de Besozzi, aproveitando um lindo passe de Luizito Suarez.

O time visitante, porém, não desanimou e continuou pressionando até conseguir o gol de empate com Zapelli, ainda no primeiro tempo. 

O técnico Renato Portaluppi promoveu algumas mudanças em sua equipe, que resultaram em uma melhora no desempenho do Tricolor gaúcho. O adversário também manteve seu bom desempenho e os dois times protagonizaram um jogo de futebol agradável de se assistir, com alternâncias de oportunidades de gols para os dois lados.

Quase no final da partida, nos acréscimos, o lateral Escobar levantou a bola para a área e o zagueiro Kaíque Rocha cabeceou forte, sem chance de defesa para o arqueiro Gabriel Grando, decretando o placar final de 2 a 1 para os visitantes. O Grêmio, que ainda teve lateral Reinaldo expulso, saiu de campo sob vaias de seus torcedores.

Os dois times jogam fora de casa no sábado (21). O Grêmio jogará contra o São Paulo no Morumbi e o Athletico-PR enfrentará o Botafogo no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Goiás vence Tricolor paulista com golaço de Hugo

Jogadores do Goiás comemoram o golaço anotado pelo lateral Hugo na vitória sobre o clube paulista (Foto: Assessoria de Comunicação/Goiás EC)
Jogadores do Goiás comemoram o golaço anotado pelo lateral Hugo na vitória sobre o clube paulista (Foto: Assessoria de Comunicação/Goiás EC)

Os torcedores do São Paulo ainda curtem a conquista da Copa do Brasil, título inédito para a história do clube. Todavia, o Tricolor do Morumbi não vive um bom momento no Brasileirão, onde está com 35 pontos e vê a possibilidade de se aproximar da zona de rebaixamento.

O São Paulo é o único time que não venceu nenhum jogo fora de casa nesse campeonato. A derrota mais recente ocorreu na quarta-feira (18) em Goiânia, quando foi batido por 2 a 0 com gols de Morelli e Hugo – autor de um dos gols mais bonitos da competição ao bater de primeira de perna esquerda no ângulo do goleiro Rafael.

O Esmeraldino goiano prevaleceu na partida e impôs uma derrota ao atual campeão da Copa do Brasil, mas mesmo assim continua na zona de rebaixamento. Entretanto, obteve um respiro na luta para fugir da Série B.

Os dois times voltam a campo no sábado (21). O São Paulo receberá o Grêmio e o Goiás irá ao Mato Grosso enfrentar o Cuiabá.

Vasco da Gama bate Fortaleza e sai do Z4

O francês Payet marcou seu primeiro gol com a camisa do Vasco da Gama (Foto: Leandro Amorim/Vasco da Gama)
O francês Payet marcou seu primeiro gol com a camisa do Vasco da Gama (Foto: Leandro Amorim/Vasco da Gama)

Ao contrário da pelada Uruguai x Brasil, os jogos do Brasileirão apresentaram bom futebol para os torcedores. Um destes bons jogos reuniu Vasco da Gama e Fortaleza no Estádio de São Januário.

Nem mesmo a forte chuva que caiu sobre o Rio de Janeiro atrapalhou o espetáculo. O time da casa assumiu o controle da partida no primeiro tempo e criou várias oportunidades de gols, evitados pela boa atuação do goleiro João Ricardo.

Os resultados parciais complicavam a situação do Alvinegro carioca, pois seus rivais diretos estavam vencendo as partidas. O time do técnico Ramon Diaz imprimiu mais velocidade na segunda etapa e chegou ao gol da vitória com um belo chute do meia francês Payet, que anotou seu primeiro tento pelo clube carioca.

A vitória sobre a equipe cearense deixou o Vasco temporariamente fora do Z4 e embolou a classificação, com vários times tentando escapar desse terrível destino. O gol foi muito festejado e Payet foi ovacionado pelos torcedores que lotaram São Januário.

No sábado (21), o Fortaleza visitará o Bahia em Salvador, enquanto o Vasco da Gama terá o clássico contra o Flamengo no domingo (22), no Maracanã. 

Bahia respira mais aliviado

Biel fez o gol da vitória do Bahia sobre o Internacional na Fonte Nova (Foto: Assessoria de Comunicação/EC Bahia)
Biel fez o gol da vitória do Bahia sobre o Internacional na Fonte Nova (Foto: Assessoria de Comunicação/EC Bahia)

No jogo dos desesperados, deu Bahia. O Tricolor de Aço obteve uma vitória importante sobre o Internacional e encostou no próprio rival. O Bahia tem 31 pontos, enquanto o Colorado soma 32 pontos. Ou seja, os dois times ainda brigam para escapar da zona de rebaixamento.

O gol de Biel fez o Estádio da Fonte Nova explodir de felicidade, demonstrando que o Bahia está em ascensão, sobretudo após Rogério Ceni ter assumido o comando técnico da equipe.

Para confirmar a boa fase, o Bahia receberá o Fortaleza em casa no sábado (21), enquanto o Internacional tentará a reabilitação no domingo (22) em Porto Alegre contra o Santos, outra equipe que briga para fugir do Z4.

Cuiabá surpreende e bate Coritiba como visitante

Deyverson, Pitta e Raniele foram os autores dos três gols da vitória do Cuiabá sobre o Coritiba na capital paranaense. Os 3 a 0 aplicados pela equipe de Mato Grosso foram importantes na luta do Dourado para fugir da zona de rebaixamento. Deyverson, aliás, chegou aos 10 gols marcados e se tornou o maior artilheiro do clube em uma edição do Campeonato Brasileiro da Série A.

Já o Coritiba parece não ter mais condição de escapar do retorno à Série B, juntamente com o América-MG. No domingo (22), receberá o Palmeiras em Curitiba e tentará uma vitória para ainda respirar no Brasileirão. Já o Cuiabá receberá o Goiás na Arena Pantanal.


Final da Libertadores da América terá Verdão e Timão

Bia Zaneratto tem sido a grande jogadora do Palmeiras na Libertadores (Foto: Staff Images Woman/Conmebol)
Bia Zaneratto tem sido a grande jogadora do Palmeiras na Libertadores (Foto: Staff Images Woman/Conmebol)

O derby paulista reunindo Palmeiras e Corinthians definirá o time campeão da Copa Libertadores da América feminina no sábado (21) na Colômbia.

O Palmeiras chegou à final ao vencer o Atletico Nacional de Medellin por 3 a 1, com dois gols de Amanda Gutierrez e um de Bia Zaneratto.

Já o Corinthians ficou no empate em 1 a 1 com o Internacional, com gols de Vic Albuquerque (Inter) e Priscila (Corinthians) . O Alvinegro paulista foi à final depois de bater o Colorado na série de pênaltis por 4 a 3.

O Verdão é o atual campeão e o Timão já soma quatro títulos deste torneio. Encontro de gigantes na versão feminina.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo