Antonio Tozzi Esportes

Boletim da Copa | Confira os destaques neste dia de estreia da Seleção Brasileira no Catar

Seleção Canarinho dança no ritmo do Pombo

O Estádio Lusail em Doha, no Catar, foi palco de uma boa exibição da Seleção Brasileira no segundo tempo de seu jogo de estreia contra a Servia, nesta quinta-feira (24). A primeira etapa apresentou predomínio brasileiro, mas foram poucas as chances criadas. E as que surgiram foram desperdiçadas, sobretudo por Raphinha.

Após o intervalo, porém, Seleção Canarinho mostrou porque é uma das candidatas ao título. Marcando os adversários sob pressão para retomar a bola e armar jogadas de ataque com rapidez, o time de Tite não deu espaços a equipe dirigida por Dragan Stankovic. Pouco a pouco foi minando a resistência da defesa sériva, até conseguir abrir o placar com Richarlison, que aproveitou o rebote do goleiro Milinkovic-Savic em um chute de Vini Jr., aos 18 minutos do segundo tempo. A dupla voltou a fubncionar dez minutos depois, quando o jogador do Real Madrid cruzou sob medida para o “Pombo”, apelido de Richarlison que atua no Tottenham de Londres. O atacante dominou e pegou um voleio indefensável para o arqueiro da Sérvia. Com certeza, foi o gol mais bonito dessa primeira rodada da Copa do Mundo no Catar.

Ao anotar duas vezes, Richarlison quebrou a maldição da “camisa 9”, porque aqueles que vestiram a camisa com este número – Fred em 2014 e Gabriel Jesus em 2018 – não conseguiram anotar um tento sequer. Com o placar assegurado, Tite aproveitou para colocar em campo outros jogadores, como Fred e os atacantes Rodrigo, Antony, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli. Essas mexidas comprovam que o treinador brasileiro está mesmo disposto a jogar ofensivamente nesta Copa do Mundo.

Jogador mais caçado na primeira rodada, o camisa 10 saiu aos 34 minutos do segundo tempo e imediatamente iniciou tratamento com gelo no tornozelo direito. Com muitas dores, o atacante foi visto chorando e preocupa para a sequência do torneio. Os jogadores no banco de reservas consolaram o camisa 10 da Seleção. Após o jogo, ele foi para o vestiário mancando bastante.

Thiago Silva, zagueiro de 38 anos, se tornou o jogador mais velho a entrar em campo pela seleção brasileira em partidas de Copa do Mundo nesta quinta-feira. O capitão deixa para trás jogadores históricos: o lateral-direito Djalma Santos tinha 37 anos e quatro meses na Copa de 1966, disputada na Inglaterra, e Nilton Santos tinha 37 anos e 14 dias na Copa de 1962, conquistada pelo Brasil no Chile.

O Brasil termina a primeira rodada como líder do Grupo G com três pontos, empatado com a Suíça, mas à frente no saldo de gols (2 contra 1). Camarões e Sérvia, zerados, vêm na sequência. Na segunda rodada, marcada para segunda-feira (28), Brasil e Suíça se enfrentam pela liderança do Grupo G enquanto Sérvia e Camarões lutam pela sobrevivência na competição.

Suíça vence sem encantar, com gol de camaronês!

Na largada do grupo do Brasil na Copa do Mundo do Catar, a Suíça venceu Camarões por 1 a 0 nesta quinta-feira (24). Embolo fez o único gol do jogo no estádio Al Janoub, porém, a atuação dos suíços não foi empolgante. A equipe europeia, considerada favorita na partida, jogou muito pouco no primeiro tempo e só despertou no período final – quando saiu o gol, com assistência de Shaqiri. Camarões surpreendeu em parte do confronto e perdeu algumas oportunidades, a ponto de o goleiro Sommer ser eleito o melhor em campo.

O primeiro gol da Suíça na Copa do Mundo teve uma ironia que ilustra bem a alta globalizações do futebol mundial. O autor foi o atacante Embolo, nascido… em Camarões. Ao marcar o gol contra seu país de nascimento (algo inédito na história das Copas), o jogador não comemorou. Ficou parado e foi abraçado pelos colegas. Ele é um dos três atletas do elenco suíço que vieram ao mundo fora do país – o goleiro Kohn é alemão, e o meia Shaqiri é do Kosovo. Outros 11 jogadores têm mãe, pai ou ambos nascidos fora da Suíça.

Uruguai e Coreia do Sul fazem jogo sem brilho

O placar de 0 a 0 reflete bem o que foi a partida disputada entre Uruguai e Coreia do Sul no Estádio Cidade da Educação na abertura do Grupo H da Copa do Mundo no Catar. Os uruguaios ainda mandaram duas bolas na trave, mas em nenhum momento mostraram um futebol empolgante. Valeu pela garra celeste e pela boa atuação de Federico Valverde, meia do Real Madrid, que colocou uma bola na trave. O craque coreano Heung-Min Son assustou com um tiro de fora da área que passou perto da meta do goleiro Rochet. De Arrascaeta, craque do Flamengo, não entrou em campo, passando o jogo todo no banco de reservas.

As duas equipes voltam a campo na próxima segunda-feira (28). O Uruguai terá um duro duelo contra Portugal, no Estádio de Lusail e a Coreia do Sul enfrentará Gana novamente no Cidade da Educação.

Portugal vence na estreia e CR7 faz história

Com cinco gols no segundo tempo, Portugal venceu Gana por 3 a 2 nesta quinta-feira (24), no estádio 974, em Doha, na estreia da fase de grupos na Copa do Mundo do Catar. Cristiano Ronaldo abriu o placar de pênalti, aos 19 minutos da segunda etapa, e se tornou se tornou o primeiro atleta na história do torneio a anotar gols em cinco edições diferentes.

Após o gol, a partida ganhou ares de emoção e muita movimentação. André Ayew empatou para Gana, aos 27. Cinco minutos depois, João Félix colocou Portugal novamente à frente, e Rafael Leão aumentou a vantagem. Aos 43 minutos, Bukari deu nova esperança para os ganeses, após aproveitar cruzamento de Baba e diminuir de cabeça. Mas terminou assim: vitória portuguesa por 3 a 2 na estreia e liderança do Grupo H.

O primeiro gol de Portugal entrou para a história das Copas do Mundo. De pênalti, Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro atleta a anotar pelo menos um gol em cinco edições diferentes do torneio. CR7 bateu com força no canto direito de Ati Zigi, que até pulou para o canto certo, mas não conseguiu defender.

André Ayew foi o responsável pelo primeiro gol de uma seleção africana na Copa do Mundo do Catar. As seleções de Senegal, Tunísia, Marrocos e Camarões, todas do mesmo continente, passaram em branco. Depois, Bukari marcou o segundo de Gana na partida, mas, apesar dos dois gols, Gana não conseguiu vencer a partida e acabou superada por Portugal por 3 a 2.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo