Manchete Notícias

Alejandro Mayorkas se torna o primeiro imigrante latino a chefiar o DHS

Confirmação do cubano-americano para comandar a agência que cuida da política imigratória e da segurança das fronteiras dos EUA foi apoiada por seis senadores Republicanos

Secretário do Department of Homeland and Secuity do governo Biden, Alejandro Mayorkas (foto: wikimedia)
Secretário do Department of Homeland and Secuity do governo Biden, Alejandro Mayorkas (foto: wikimedia)

Filho de refugiados cubanos, nascido em Havana, Alejandro Mayorkas, de 61 anos, tornou-se nesta terça-feira (2) o primeiro imigrante e primeiro latino a liderar o Department of Homeland and Security (DHS), agência que cuida da política imigratória e da segurança das fronteiras.

A confirmação de Mayorkas no Senado por 56 votos a favor e 43 contra foi a mais apertada de todos as nomeações feitas por Biden até o momento.

O líder da minoria , Mitch McConnell, do partido Republicano, foi contra a nomeação. “Votarei contra e exortarei nossos colegas a fazerem o mesmo”, disse McConnell.

Entretanto, seis Republicanos votaram alinhados com os Democratas para ratificar Mayorkas.

“Os Estados Unidos forneceram a mim e a minha família um local de refúgio. Agora, fui nomeado para ser secretário do DHS e supervisionar a proteção de todos os americanos e daqueles que fogem da perseguição”, declarou o cubano-americano.

Logo após a audiência de confirmação no Senado, Mayorkas foi para a Casa Branca acompanhar Biden na assinatura de três ordens executivas relacionadas à imigração.

Foram elas : Criar uma força de trabalho para reunir famílias separadas à força na fronteira com México; criar uma estrutura que garanta um processo justo para pessoas que buscam asilo; restaurar a confiança no sistema de imigração legal.

Durante a assinatura das ordens, o governo Biden reafirmou que quer “acelerar” a regularização de milhões de imigrantes nos EUA.

Entre os anos 2009 a 2013, Alejandro Mayorkas , foi diretor do U.S. Customs and Immigration Services (USCIS).  De 2013 a 2016 , foi subsecretário do DHS na administração Obama e atuou como um dos principais mentores do Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA).

Também nesta terça-feira (2), o Senado confirmou a nomeação de Pete Buttigieg para chefiar o Departament of Transportation.

Buttigieg é o primeiro assumidamente homossexual confirmado pelo Senado para um cargo de alto escalão em toda a história do governo americano.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo