Histórico

Senado mantém data para EUA se retirarem do Iraque

Senadores barraram emenda que tiraria de um projeto de lei da Casa a data fixada em 31 de março de 2008

Da Agência Estado

Se antecipando a um provável veto do presidente George W. Bush, o Senado dos Estados Unidos votou nesta terça-feira, uma medida que pede a retirada das forças militares do Iraque até março do próximo ano. Tratava-se de uma emenda a um projeto de lei em tramitação na Casa, que determinava a exclusão da data limite.
Com uma votação de 50 a 48 e debates acalorados, a Casa – atualmente dominada pela oposição democrata – barrou uma emenda que tiraria do projeto, que prevê US$ 121,6 bilhões para a guerra, a data fixada em 31 de março de 2008 para retirada das tropas.
O projeto de lei deverá ser votado pelo plenário ainda nesta semana.
Bush, entretanto, já havia prometido vetar qualquer legislação com datas ou prazos para retirada das tropas do Iraque, incluindo a medida aprovada pela Câmara dos Deputados na sexta-feira, 23.
A votação do Senado acontece quatro dias depois de a Câmara dos Deputados ter aprovado a data de 1º de setembro de 2008 como prazo final para a retirada das tropas do Iraque.
Pelo projeto de lei aprovado no Senado, que ainda será debatido, os EUA começariam a retirada das tropas neste ano com o objetivo, e não a obrigação, de concluir o processo até 31 de março de 2008.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo