Histórico

Seriado sobre imigração mobiliza ativistas

Grupos pró e contra imigrantes organizam atos em frente aos estúdios da Disney

Polêmico. Isso é o mínimo que se pode dizer do seriado ‘Homeland Security USA’, transmitido semanalmente em rede nacional pela ABC. Afinal, o programa vem despertando, na mesma proporção, o amor e o ódio do público, em especial dos ativistas pró e contra à causa dos imigrantes nos Estados Unidos. Diversos grupos organizaram passeatas e manifestações em frente aos estúdios da Disney, na Califórnia, para protestar ou demonstrar apoio ao que é mostrado na telinha.

Desde sua estreia em janeiro, o reality show tem acirrado os debates sobre o tema nas salas de chat e grupos de e-mails. Alguns dizem que o programa é racista, pois rotula os imigrantes e incita a população contra os indocumentados. Por outro lado, muitos defendem a temática, pois acreditam que as cenas mostram a realidade enfrentada pelos policiais da fronteira, que lidam diariamente com um problema que parece sem solução. Entre os participantes estavam os membros da Southern California Immigration Coalition, que defende os direitos dos imigrantes, que aprfesentaram suas palavras de ordem bem em frente a outro grupo, o Save Our State, uma organização contrária à imigração ilegal.

O show procura colocar os agentes da fronteira como heróis, já que eles são responsáveis por interceptar a entrada dos indocumentados. Os críticos afirmam que a série é uma propaganda governamental e que não aborda os dois lados da questão imigratória. Os representantes da ABC não quiseram comentar as manifestações, mas o produtor Arnold Shapiro fez questão de dizer que o reality show não possui um viés político.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo