Brasil Manchete

Serviço secreto dos EUA descobre esquema milionário de fraude cometido por brasileiros

A Operação Criptocard investiga grupo que faturou R$ 19 milhões utilizando cartões de crédito fraudados na compra de criptomoedas

Serviço Secreto americano descobre fraude no Brasil. Foto: US Secret Service

A Polícia Federal brasileira deflagrou na manhã desta terça-feira (6) a Operação Criptocard, com o objetivo de combater fraudes que consistiam na compra de criptomoedas com pagamentos por cartões na maior plataforma mundial de negociação. A origem da investigação é do Serviço Secreto americano, que trabalha em parceria no caso com a polícia do Brasil, segundo informou a embaixada dos EUA.

Os golpistas utilizavam dados de cartões de crédito fraudados por meio de um sistema conhecido como “enumeration attack”, mecanismo que gera de forma massiva números de cartões para realização de compras pela internet. O valor global do golpe aplicado aproxima-se de R$ 19 milhões. A PF descobriu também um esquema de lavagem de dinheiro no qual os ativos eram transferidos para outros usuários de forma sucessiva, no intuito de dificultar o rastreamento.

Cerca de 100 policias federais cumprem 26 mandados de busca e apreensão expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal em cinco estados: Ceará, Bahia, Maranhão, Santa Catarina e São Paulo. Os suspeitos poderão ser indiciados pelos crimes de furto qualificado mediante fraude e lavagem de dinheiro por organização criminosa, com penas de até 26 anos de prisão. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo