Histórico

Sete de Setembro

Uma mensagem do Cônsul Geral do Brasil em Miami

No dia 7 de setembro celebramos 186 anos de vida independente do Brasil. A comemoração de nossa data nacional tem um significado especial para quem está longe de casa, como os milhares de brasileiros e brasileiras que se encontram hoje na Flórida – como turistas, estudantes, donas de casa, trabalhadores, religiosos, jornalistas, profissionais, empresários – mas que nunca se esquecem de nossa terra e nossa gente e guardam com saudade e carinho a memória de tudo que o Brasil representa. Estamos todos de parabéns nesta festa verde-amarela.

É nesse cotexto que, junto com todos os funcionários do Consulado-Geral do Brasil em Miami, quero transmitir uma saudação muito especial aos integrantes da grande e dinâmica comunidade brasileira da Flórida, que tem conquistado respeito e admiração como uma coletividade vibrante e produtiva, fator decisivo do desenvolvimento deste Estado e de sua singular riqueza multicultural.

Ao lado de integrantes de nossas comunidades em muitas outras regiões, brasileiros que vivem na Flórida participaram em julho no Rio de Janeiro da primeira Conferência das Comunidades Brasileiras no Exterior. Nesse encontro sem precedentes, autoridades do Governo e centenas de representantes dos milhões de brasileiros que estão hoje espalhados pelo mundo tiveram a oportunidade de se conhecer e de trocar opiniões sobre temas e questões de interesse para essas comunidades. Iniciou-se assim um processo de diálogo e entendimento que é incentivado e apoiado pelo Governo do Brasil mas em que os principais protagonistas são os próprios brasileiros que vivem no exterior.

Aproveito a ocasião para dizer a todos os brasileiros que vivem na Flórida que as portas do Consulado-Geral do Brasil em Miami estão abertas para recebê-los, ouvi-los e procurar atender às suas necessidades. A missão prioritária deste Consulado – e de toda a rede consular – é servir à comunidade brasileira e prestar-lhe o apoio e a assistência que estiver a nosso alcance. Nesse processo contamos muito com as suas idéias e sugestões.

Venham visitar-nos, escrevam para o endereço 80 SW 8th Street, 26th floor, Miami FL 33130, ou então contactem-nos pelo telefone 305-285-6200, pelo fax 305-285-6229 ou por nosso site www.brazilmiami.org.

Luiz Augusto de Araujo Castro
Cônsul-Geral do Brasil em Miami

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo