Negócios

Sete em cada dez empresas brasileiras usam inteligência artificial para fins comerciais

Cerca de 65% das empresas nacionais investem na tecnologia, contra 45% na média da América Latina

Inteligência artificial pode substituir tarefas executadas por humanos. Foto: TyN

O Brasil está muito à frente de outros países latino-americanos no que diz respeito ao uso de inteligência artificial (IA) para fins comerciais, com 65% das empresas nacionais usando esse tipo de tecnologia, contra 45% na média da América Latina. Isso é o que identificou um estudo recente da empresa de softwares IDC.

Segundo a pesquisa realizada com 300 companhias em oito países latino-americanos, sete em cada dez empresas brasileiras usam IA para identificar comportamentos do consumidor ou tendências futuras. A tecnologia é também utilizada na esperança de descobrir novas oportunidades de negócios, sendo a confiabilidade e a segurança os principais fatores que impulsionam a adoção da ferramenta.

Na pesquisa da IDC, 90% dos entrevistados brasileiros disseram que investir em dados e análises com a esperança de identificar tendências e padrões de consumo, um percentual superior à média latino-americana de 60%.

O relatório não analisa, no entanto, os impactos da adoção da IA na economia ou em perdas de postos de trabalho no Brasil e outros países.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo