Histórico

Shaq abandona o basquete

Depois de 19 anos de carreira, um dos maiores pivôs de todos os tempos da NBA anunciou sua aposentadoria

Shaquuille O’ Neal, ou Shaq como era mais conhecido, colocou em seu twitter e em sua webpage pessoal que está deixando as quadras de basquete onde se consagrou.

Sem dúvida, ele deixará saudades. Não só nos ginásios como com suas tiradas bem-humoradas. Shaq foi ator, astro de vários comerciais e sempre convidado para participar de campanhas beneficentes.

Mas foi no basquete que ele inscreveu seu nome como um dos grandes. Grande tanto no sentido de qualidade técnica como de tamanho, com 2m12 de altura e 190 quilos. Depois de ser selecionado pelo Orlando Magic em 1992, Shaq colocou o time da Flórida numa final de campeonato na temporada 1994-95, quando foram superados pelo Houston Rockets de Hakeem Olajuwon.

Em 1997, ele trocou o Orlando Magic pelo Los Angeles Lakers, onde conseguiu um tri campeonato (200, 2001 e 2002), fazendo dupla com Kobe Bryant e comandado pelo técnico Phil Jackson. Após um desentendimento com Kobe, ele desembarcou no Sul da Flórida para integrar o Miami Heat, onde conquistou seu quarto campeonato após o time da Flórida derrotar o Dallas Mavericks nas finais em 2006, com grande atuação de Dwayne Wade.

Depois disto, ele ficou vagando pela NBA, tendo transferido-se para o Phoenix Suns de Steve Nash, depois para o Cleveland Cavaliers, onde jogava com LeBron James, e finalmente Boston Celtics. As seguidas contusões, o sobrepeso e a idade foram minando a confiança de Shaq que, sabiamente, decidiu parar.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo