A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil anunciaram nesta semana que o bloqueio orçamentário pode prejudicar a emissão de vistos e passaportes. Os atendimentos já agendados continuam “enquanto a situação permitir”. Segundo comunicado, também estão suspensas as publicações regulares em suas redes sociais enquanto durar a paralisação orçamentária no governo. As atualizações só ocorrerão em caso de alertas urgentes de segurança, interrompendo a rotina de postagens sobre serviços, cultura, educação e cooperação bilateral.
O Departamento de Estado americano afirmou que operações consulares consideradas essenciais devem permanecer em funcionamento. Ainda assim, diplomatas não descartam atrasos ou interrupções parciais, especialmente em novos agendamentos.
O shutdown teve início no dia 1º de outubro, após o Congresso dos Estados Unidos não chegar a um acordo para aprovar o orçamento do novo ano fiscal. Com isso, serviços públicos federais classificados como “não essenciais” foram suspensos, e milhares de funcionários foram colocados em licença temporária.