Histórico

Silair de Almeida recebe Ordem do Rio Branco

Homenagem foi outorgada pelos serviços prestados por um dos maiores líderes da comunidade brasileira nos EUA

O pastor Silair de Almeida, da Primeira Igreja Batista Brasileira no Sul da Flórida e uma das lideranças da nossa comunidade, foi homenageado com uma das maiores honrarias dadas pelo governo brasileiro. Ele recebeu das mãos do embaixador Oto Agripino Maia, subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, a Ordem do Rio Branco, grau ‘Grande Oficial’, entregue a personalidades que prestam relevantes serviços ao Brasil. Na medalha consta a frase em latim que significa “em qualquer lugar, terei sempre a pátria em minha lembrança”.

A Ordem do Rio Branco normalmente é concedida em ato solene no Palácio do Planalto, na presença do presidente da República. No entanto, o pastor Silair preferiu ser agraciado em uma cerimônia no Consulado Brasileiro em Miami. “Aqui estou mais perto da comunidade e da equipe ministerial e dos obreiros da Igreja, com quem eu divido a consideração”, disse o pastor. Há sete anos ele recebeu o grau ‘Cavaleiro’ da mesma comenda.

A homenagem acontece num momento especial na vida de Silair: ele acaba de completar 18 anos de ministério nos Estados Unidos. O pastor chegou à América em 1991 para dar continuidade ao trabalho iniciado pelo sogro, o missionário Ivan de Souza. Desde então, Silair tornou-se um líder não apenas da sua igreja, mas de todos os brasileiros da região, ao perceber que o trabalho na comunidade deveria transpor a barreira do desenvolvimento espiritual e atingir as necessidades práticas dos imigrantes numa terra estranha. “Distribuímos diariamente, há 18 anos, cestas básicas para os necessitados, o atendimento semanal do consulado vai completar uma década e procuramos oferecer programas sociais em todas as áreas para a nossa população no sul da Flórida”, conta o pastor, que foi apontado com um dos representantes da América do Norte no fórum ‘Brasileiros no Exterior’, do Ministério das Relações Exteriores.

Embaixador Oto Agripino Maia com o pastor SilairNao seria exagero afirmar que o ministério de Silair se confunde com o nascimento e crescimento da comunidade. Quando ele chegou, existiam apenas três igrejas evangélicas e apenas três ou quatro estabelecimentos comerciais entre Pompano Beach e Deerfield Beach – 18 anos depois são mais de 160 congregações e centenas de lojas, supermercados, restaurantes e diversificados negócios que atendem os brasileiros. “A comunidade se desenvolveu em torno da igreja e não há nos EUA uma área com tantos brasileiros concentrados em apenas duas ou três pequenas cidades”, acredita.

Mesmo com tantas realizações, Silair ainda tem objetivos, ou “sonhos”: um deles é a clínica médica no Centro de Família, que atenderia gratuitamente à comunidade em várias especialidades; outro projeto é lutar pela eleição de políticos brasileiros para os cargos municipais na Flórida. “Só alcançaremos a liberdade como imigrantes na América com patamares políticos, assim como fizeram os hispânicos”, destacou Silair, que descarta veemente a sua candidatura.

Na entrega da comenda, o pastor estava acompanhado de sua esposa, Debora, a filha Rebeca, e parte de sua equipe da PIBBSF. A cerimônia foi acompanhada por todos os funcionários do Consulado, que fizeram questão de abraçar o homenageado. Parabéns ao nosso líder!

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo