Histórico

Sinfônica de Miami mistura ritmos em uma jornada pelos sons do Brasil

Eduardo Marturet, regente da MISO, dirige Orquestra Juvenil da Bahia no concerto “Journey to Brasil”

O maestro, venezuelano de Caracas, no mês que vem estará no comando de várias misturas interessantes.

Ele será o regente de músicos americanos e brasileiros, que dividirão o mesmo palco. A apresentação da MISO vai contar com a participação de integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia.

Marturet também será o responsável por conduzir uma mistura de ritmos, já que serão apresentadas músicas clássicas e populares de compositores brasileiros.

Por último, o maestro levará o público para uma viagem de emoções entre os Estados Unidos e o Brasil.

O concerto Journey to Brasil! É exatamente isso, a cultura brasileira sendo divulgada, de uma maneira maravilhosa, no sul da Flórida.

O maestro Eduardo Marturet falou um pouco sobre o momento especial:

O que você acha dessa apresentação brasileira da MISO?

Esta é a segunda temporada em que a MISO une forças com a Brasil Classical Series, realizadora do evento, para trazer o melhor do Brasil para o público do sul da Flórida. Estamos orgulhosos de contar com a comunidade brasileira local e animados para executar algumas das melhores músicas de grandes compositores brasileiros.

Qual a importância da parceria (Aliança Estratégica) entre a Orquestra Sinfônica de Miami e a Brasil Classical Series?

Nosso programa de Alianças Estratégicas foi criado para reforçar ainda mais a relação das organizações que trabalham regularmente com a Orquestra Sinfônica de Miami (MISO). Estamos muito orgulhosos por contar com a Brasil Classical Series como um dos nossos parceiros estratégicos. Felizes também com a certeza de que estamos desenvolvendo um relacionamento duradouro e muito produtivo, que vai render frutos maravilhosos.

Você é da Venezuela, o berço do El Sistema, programa mundial de educação e inclusão social através da música. Com a expansão deste programa em outros países, no Brasil através da Orquestra Juvenil da Bahia, por exemplo, qual o impacto/resultados você prevê no futuro da música clássica?

El Sistema é sem dúvida um programa de educação maravilhoso. É mais uma iniciativa que vai ajudar a espalhar a música clássica pelo mundo. Ele surtirá efeitos positivos, sem dúvida, desde que cada país que trabalhe com ele, adapte o programa El Sistema à sua própria realidade. O Brasil está fazendo isso muito bem, com a Orquestra Juvenil da Bahia. Na semana passada, inclusive, houve um um coquetel no Consulado Geral do Brasil em Miami para falar do poder da música para a transformação positiva na vida das pessoas. Foi exibido o documentário Tocar y Luchar, do diretor Alberto Arvelo, sobre o programa de educação musical venezuelano que transformou a história do país e a vida de milhares de venezuelanos para melhor através da música. Quem tiver a oportunidade, deve assistir a esse documentário.

Vale a pena.

O que você pode nos dizer sobre o próximo concerto, Journey to Brasil!, que será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro?

A MISO tem criado nomes para os novos repertórios apresentados ao público de Miami. Journey to Brasil é um belo exemplo, que mostra bem o será a apresentação. A música popular brasileira sempre teve um lugar especial nos corações dos admiradores da música clássica do Brasil. Por isso mesmo, merece muita atenção. O repertório escolhido mostra a harmonia entre os ritmos.Journey to Brasil é, de verdade, uma viagem entre o clássico e o popular de um país maravilhoso. Vai ser emocionante, posso garantir.

Os concertos dos dias 10 e 11 de dezembro, na Flórida, são realizados pela Brasil Classical Series. Contam com o patrocínio da Odebrecht, American Airlines, Safra National Bank of New York, e apoio adicional do Consulado Geral do Brasil em Miami, Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida, Rhythm Foundation, Achei-USA Newspaper, Acontece Magazine e Centro Cultural Brasil-USA.
Serviço

As apresentações de Journey to Brasil acontecerão nos seguintes locais:

10 de dezembro, 8 da noite
Adrienne Arsht Center
1300 Biscayne Blvd.Miami
11 de dezembro, 7 da noite
South Miami-Dade
Cultural Arts Center
10950 SW 211 St.Cutler Bay

Os ingressos, a partir de $20, para o dia 10 de dezembro, podem ser comprados no site www.arshtcenter.org ou pelo telefone (305) 949-6722. Para a apresentação do dia 11, os ingressos devem ser adquiridos no site www.themiso.org ou pelo telefone (305) 275-5666. Lembrando que parte do dinheiro arrecadado vai servir para a compra de novos instrumentos para as orquestras do projeto Neojibá.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo