Local

Sistemas tropicais no Atlântico podem provocar fortes chuvas na Flórida no final de semana

Até agora, nesta temporada, ocorreram 14 tempestades nomeadas no Atlântico, seis das quais foram furacões

Nigel movimenta o Atlântico como tempestade de categoria 1. Foto: NHC

O Centro Nacional de Furacões (NHC) divulgou, na quinta-feira (21) que está monitorando dois sistemas tropicais no Atlântico. A primeira é uma onda tropical perto da costa oeste da África. Espera-se que um sistema se funde com outro sistema a oeste e depois se torne numa depressão tropical durante o fim de semana, que poderá mover-se para o Caribe. Uma segunda perturbação está sendo rastreada perto da costa sudeste dos EUA. A NHC deu ao sistema 40% de chance de desenvolvimento nos próximos sete dias e 10% de chance de desenvolvimento nos próximos dois dias.

Os meteorologistas também estão de olho em um sistema que deverá se formar na costa leste da Flórida na sexta-feira (22) e, eventualmente, mover-se para o norte, em direção à North Carolina. A baixa em desenvolvimento causará fortes chuvas e possíveis inundações esta semana no sul da Flórida, antes de seguir para o norte.

A baixa não tropical na costa leste da Flórida está atualmente desorganizada, mas tem potencial para se transformar em uma tempestade com circulação ciclônica, disse Will Redman, do Serviço Meteorológico Nacional, na quarta-feira (20). Os meteorologistas do Centro Nacional de Furacões disseram que o sistema tem 30% de chance de se desenvolver nos próximos dois dias e 40% de chance nos próximos sete dias, a partir da quinta-feira (21).

Como resultado da baixa offshore, o sul da Flórida ficará cada vez mais sujeito a tempestades à medida que a semana avança, disse o meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional de Miami, Robert Garcia. “A grande coisa que precisaremos observar durante a semana é a possibilidade de fortes chuvas e talvez até inundações, e fortes rajadas de vento devido às tempestades que podem ocorrer”, disse Garcia. As inundações podem ocorrer até sexta-feira, dia 29, disse ele.

Furacão Nigel

Enquanto isso, o furacão Nigel de movimento rápido se mantinha como uma tempestade de categoria 1 com ventos de 85 mph na manhã de quinta-feira (21), localizado a cerca de 495 milhas a sudeste de Newfoundland, Canadá. Os ventos com força de furacão estendem-se até 60 milhas do centro de Nigel e os ventos com força de tempestade tropical estendem-se até 150 milhas.

Espera-se que as ondas de Nigel que têm afetado as Bermudas diminuam na noite de quinta-feira (21), disseram os meteorologistas. A previsão é que Nigel seja rebaixado para um ciclone pós-tropical na sexta-feira (22).

O NHC previu de 14 a 21 tempestades nomeadas para a temporada atlântica de 2023 e de seis a 11 furacões, dois a cinco dos quais seriam grandes furacões. Até agora, nesta temporada, ocorreram 14 tempestades nomeadas no Atlântico, seis das quais foram furacões. Destes, três foram grandes furacões, ou seja, categoria 3 ou superior.

Esses foram o furacão Lee, uma rara categoria 5; Furacão Franklin, categoria 4; e o furacão Idalia, que atingiu a região de Big Bend, na Flórida, com força de categoria 3 em 30 de agosto. A próxima tempestade nomeada seria Ophelia.

A temporada de furacões termina oficialmente em 30 de novembro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo