Estados Unidos Geral

Site publica documento com revelações comprometedoras não comprovadas sobre relações de Trump com a Rússia e causa polêmica

Relatório de 35 páginas foi repassado pelo senador Republicano John McCain às autoridades de inteligência e segurança nacional e contém informações que teriam sido obtidas através de uma vasta rede de espionagem internacional na Europa

Trump reagiu às denúncias pelo Twitter, afirmando que sofre uma “caça política às bruxas”. (Foto: Rex/Shutterstock)

No mesmo dia em que o presidente Obama fazia seu discurso de despedida em Chicago, foi divulgado publicamente um documento de 35 páginas, entregue às agências de investigação de segurança e inteligência nacionais, com informações comprometedoras sobre a interferência russa nas eleições americanas, as relações da campanha do presidente eleito com o Kremlin e denúncias de comportamento obsceno de Trump durante uma visita a Moscou que poderiam ser usadas como chantagem contra ele.

O documento contém revelações bombásticas sobre a relação da espionagem russa com a campanha do presidente eleito. A CNN diz que FBI, CIA, NSA e NI mostraram os papeis ao presidente Obama e ao presidente eleito Trump, mas a CIA ainda investiga legitimidade da denúncia

O site BuzzFeed publicou a íntegra do documento original, que circulava há tempos pelas redações e escritórios de políticos e altos funcionários em Washington. A CNN, o The New York Times e outras grandes organizações limitaram-se a informar a existência do documento e seu conteúdo explosivo, mas não o publicaram por reconhecerem que não havia ainda comprovação de sua legitimidade.

As alegações estão em um resumo de duas páginas contidas em um relatório sobre a interferência russa nas eleições de 2016. As informações teriam sido obtidas através de um ex-agente do serviço secreto inglês M-16, conectado com uma vasta rede de espionagem internacional na Europa e na Rússia, e que teria sido contratado por adversários de Trump, tanto do Partido Democrata quanto do Republicano. O documento contém informações pessoais e financeiras comprometedoras a respeito do presidente eleito.

O resumo inclui alegações de que houve uma troca contínua de informações entre pessoas ligadas à campanha de Trump e intermediários do governo russo, e outras informações de ordem pessoal e financeira, que serviriam para Moscou como combustível de chantagem contra Trump.

As fontes disseram à CNN que as alegações são as mesmas que foram mencionadas em relatórios enviados ao Congresso durante a campanha. Segundo o jornal The Guardian,  o senador Republicano John McCain teria recebido o relatório das fontes internacionais, repassando-o em seguida às agências americanas de inteligência e segurança nacional. O senador Democrata Harry Reid chegou a enviar uma carta ao diretor do FBI, onde escreveu que “está claro que o senhor possui informações explosivas sobre ligações estreitas entre Donald Trump, seus principais conselheiros e o governo russo — um interesse estrangeiro abertamente hostil aos Estados Unidos.”

O comitê de transição de Trump não quis comentar o assunto, segundo a CNN, mas o presidente eleito usou mais uma vez o Twitter para se manifestar:

“NOTÍCIA FALSA — UMA TOTAL CAÇA POLÍTICA ÀS BRUXAS”, tuitou Trump.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo