Imagine um edifício de mais de 20 andares… pois foi dessa altura que o skatista brasileiro Sandro Dias, o Mineirinho, marcou o seu nome na história do esporte. O atleta – que, diferentemente do que seu apelido sugere, nasceu em Santo André (SP) – desceu 70 metros por uma megarrampa construída no fachada de um prédio em Porto Alegre para quebrar o recorde mundial e ser confirmado no Guinness World Records.
Bastante emocionado, o skatista de 50 anos vibrou com a conquista: “Acho que é possível se superar a hora que a gente quiser. Nunca desistam dos seus sonhos”, disse, após o feito, durante o evento da patrocinadora Red Bull com o apoio do Governo do Rio Grande do Sul, transmitido ao vivo para todo o mundo. Ao ser perguntado se ele tentaria ampliar esta marca, já que a estrutura montada no local permitiria “voos” maiores, Mineirinho foi sincero: “Cheguei no meu limite e vou parar por aqui, bom demais. É uma coisa que nunca existiu antes: mistura de muita velocidade, muita força. Estou satisfeito”, disse o recordista mundial.
A preparação para o “drop” (como é chamada essa descida) começou há várias semanas, começando em São Paulo e depois no Paraná. O skatista estava em Porto Alegre desde o início de setembro, quando começou a ser construída a “maior rampa de skate de todos os tempos” num prédio onde funcionam várias repartições do governo estadual. A fachada curvada do edifício é facilmente comparada a enorme rampa de skate e povoou o imaginários de muitos atletas do esporte. E, apesar das dificuldades com a constante chuva na capital gaúcha nesta época do ano, o evento foi confirmado para esta quinta-feira (25 de setembro).
Nos treinos, Mineirinho usou coletes com mais de 40 quilos para simular os efeitos de Força-G no corpo, bem como fez diversos testes para avaliar a estabilização do skate, inclusive com simulações a mais de 120 km/h. Por falar nisso, o brasileiro também deve bater o recorde mundial de velocidade em skate padrão, assim que a marca for confirmada. Mas ninguém duvida que o brasileiro tenha superado os 100 km/h.
A Califórnia é o berço do skate, mas Porto Alegre passou a ser a capital mundial do esporte. “Esse incrível acontecimento do Mineirinho destaca ainda mais a nossa vocação e importância nesta modalidade. Os porto-alegrenses têm uma paixão e uma conexão com o skate que pouquíssimas outras cidades do mundo têm”, vibrou Cezar Dal Pozzolo, skatista profissional e empresário nascido na capital gaúcha.