Estados Unidos Manchete

Sobe para 23 o número de mortos em incêndios florestais na Califórnia

Incêndios já destruíram 3,5 mil construções e área equivalente a 46 mil campos de futebol. Mais de 600 pessoas estão desaparecidas

Moradores tentam recuperar documentos em casa destruída pelo fogo FOTO REUTERS
Moradores tentam recuperar documentos em casa destruída pelo fogo FOTO REUTERS

Bombeiros da Califórnia trabalham dia e noite para combater os incêndios florestais na região de vinícolas, que já mataram 23 pessoas. Cerca de 600 pessoas estão desaparecidas e mais de  3,5 mil casas e negócios foram destruídos pelas chamas, em uma área equivalente a 46 mil campos de futebol. As informações são da Reuters.

O presidente Donald Trump declarou estado de desastre e liberou recursos federais para ajudar no combate aos incêndios.

“O vento forte e o vento seco podem causar novos incêndios que podem crescer exponencialmente, como esses em tão curto período de tempo”, disse Lynne Tolmachoff, porta-voz do Departamento de Floresta e Proteção contra Incêndios da Califórnia.

Ainda de acordo com Tolmachoff, a ordem de esvaziamento foi removida em alguns condados de Nevada e Yuba, e reforçada perto de Sonoma e Napa.

O hospital regional de Santa Rosa foi evacuado, segundo seu site. “Todos os pacientes estão seguros e foram levados para outros hospitais”, afirmou. “Devido às ruas impedidas, as instalações atualmente estão inacessíveis”, explicou o hospital.

Os incêndios também causaram o fechamento de vias e estradas locais e muita gente foi obrigada a fugir a pé.

Bairros inteiros foram reduzidos a cinzas. De acordo com a France Presse, vários veículos queimados permanecem nas ruas de Santa Rosa, cidade situada 90 km ao norte de San Francisco, onde uma lanchonete McDonalds e um supermercado K-Mart estão completamente destruídos.

Em um bar, apenas algumas garrafas sobreviveram, de forma surpreendente. Muitos postes da rede elétrica foram danificados e os cabos caíram.

Ao longo da estrada 101, que vem de San Francisco, dois hotéis de alto padrão estão completamente destruídos. Sobre uma colina totalmente enegrecida, resta apenas o letreiro do Hilton sobre um muro de pedras. O prédio do hotel está totalmente destruído.

Os incêndios afetam especialmente as indústrias de vinho e turística da Califórnia, já que Napa Valley e Sonoma Valley, duas das regiões mais atingidas, respondem pela produção de 13% da bebida de todo o estado.

Além disso, além das próprias vinícolas, hotéis, restaurantes e empresas que organizam visitas aos locais de produção dos vinhos também estão sendo destruídos pelas chamas. O turismo movimenta cerca de  $55 bilhões por ano na Califórnia e até mesmo a visitação de parques da Disney pode ser afetada pelos incêndios.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo