Imigração Notícias

Solicitantes de asilo já pagaram $2 bilhões em fiança para sair da prisão da imigração

Números obtidos pelo jornal Border Report mostram que, entre 2017 e 2023, 258 mil pessoas pagaram para responder ao processo imigratório em liberdade

Todos os presos liberados sofrem de “condições médicas crônicas” e enfrentam “risco iminente de morte
Índice de aprovação de processos de asilo é baixo (Foto Canva)

Solicitantes de asilo que foram detidos ao atravessar a fronteira dos EUA com o México já pagaram $2 bilhões de dólares ao U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) para serem liberados entre 2017 e 2023.  Quando o juiz concede o direito à fiança, o imigrante paga e pode responder ao processo dentro dos Estados Unidos.

De acordo com informações baseadas em um levantamento feito pela Syracuse University, entre 2017 e 2023, mais de 258 mil estrangeiros pagaram à fiança. Desse total, 94% foram liberados sob a condição de se apresentarem novamente ao tribunal de imigração e outros 5,6% tiveram a deportação voluntária expedida.

Durante o tempo do processo, o solicitante de asilo pode ficar dentro do País aguardando o juiz bater o martelo sobre o seu caso.

A maioria das fianças foram concedidas em tribunais do Arizona e Texas. Em 2023, o ICE anunciou o lançamento de um sistema que permite que a fiança seja paga de forma eletrônica. Apesar da arrecadação, o ICE tem mais de $1 bilhão em déficit orçamentário e está com suas atividades comprometidas. Uma suplementação de $8 bilhões está pendente no Congresso para financiamento do ICE.

Segundo informações do Departamento de Justiça, dados de julho de 2023 mostram que apenas 10% dos casos de asilo solicitados por brasileiros. O índice de negativas é de 35% e, quando isso acontece, o imigrante recebe uma ordem de deportação. (Com informações do Border Report)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo