Mesmo sem a definição de todas as 48 seleções participantes da Copa do Mundo de 2026, a Fifa vai realizar um evento para determinar a composição dos 12 grupos da primeira fase da competição. O sorteio será no dia 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington D.C., às 12pm (horário local). Mesmo assim, o presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a ameaçar as cidades administradas por democratas que sediarão partidas do Mundial.
“Os governadores e prefeitos precisam se comportar”, afirmou Trump, repetindo que poderá solicitar a transferência de jogos, caso considere que a criminalidade esteja elevada ou que as administrações locais não estejam cooperando com o governo federal. O republicano concentrou parte das críticas na Califórnia, um dos principais polos da Copa, governado pelo seu adversário político, Gavin Newsom. Há algumas semanas, Trump disse que poderia retirar jogos de Boston, no que a prefeita democrata Michelle Wu chamou de “tática de intimidação”.
O Mundial acontecerá de 11 de junho a 19 de julho, com partidas em 16 cidades nos Estados Unidos, Canadá e México. Os grupos da primeira fase terão como cabeças de chave os três países-sede e ainda as nove seleções mais bem colocadas atualmente no ranking da Fifa – Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Países Baixos, Bélgica e Alemanha. Até agora, 42 equipes já garantiram sua participação na Copa, mas ainda há seis vagas abertas, que só serão definidas em março do ano que vem, na repescagem.
Com o recorde de seleções, a fase de grupos terá 72 jogos. “Estamos animados. O sorteio é um grande marco da competição e seguirá com essa marcante escalada para o maior evento esportivo de todos os tempos”, vibrou o presidente da FIFA, Gianni Infantino. Com relação à polêmica apresentada por Trump, Infantino disse que tem confiança de que a Copa será segura. As cidades-sede do Mundial foram anunciadas no primeiro semestre de 2022 e, desde então, vêm investindo em obras de infraestrutura e redes de transporte para receber os torcedores. (com Raquel Aranha)
