Histórico

Sotaque mineiro na Miami Book Fair

Pavilhão Brasil na maior feira literária dos EUA terá como tema Minas Gerais

O Pavilhão Brasil na Feira do Livro de Miami neste ano vai destacar a diversidade cultural de Minas Gerais. Pelo quarto ano consecutivo, a maior feira literária dos Estados Unidos terá um espaço na Vila Internacional voltado ao Brasil, que nos últimos dois anos enfocou a tradição da Bahia (2006) e do Rio de Janeiro (2007). Os encantos da terra de Drummond e Guimarães Rosa vão atrair mais de 10 mil pessoas para a iniciativa do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBU da Flórida).

A feira, que existe há 25 anos, vai até 16 de novembro e o Pavilhão Brasil estará aberto de sexta a domingo, dentro da chamada ‘Street Fair’, em torno do campus do Miami-Dade College, em Downtown. A cada ano, o evento reúne grandes nomes da literatura americana e internacional e o público realmente prestigia os eventos.

A presidente do CCBU, Adriana Sabino, conta que a equipe organizadora da feira procurou a entidade com a proposta de um Pavilhão do Brasil, no setor internacional da feira. “A idéia agradou de imediato, pois a cultura brasileira poderia ganhar destaque junto à diversidade de manifestações tão comuns no sul da Flórida”, lembra Adriana. No ano passado, 12 mil pessoas visitaram o Pavilhão durante os três dias da feira ao qual compareceram nomes como Affonso Romano de Sant’Anna, Marina Colasanti, Geraldo Carneiro, José Murilo De Carvalho e Roberto DaMatta, entre outros.

Em 2008, o grande nome no espaço brasilero será a escritora Nélida Piñon, a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras. Além dela, outro destaque será a homenagem aos quatro maiores escritores brasileiros, Machado de Assis, cujo centenário de morte é celebrado em 2008; e os mineiros Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade e Fernando Sabino. O CCBU prepara ainda outros atrativos para o Pavilhão Brasil: o pão-de-queijo e a cachaça tipicamente mineira estarão à disposição do público, que poderá ver também além de artesanatos e vídeos sobre as belezas do estado.

Música, um capítulo especial na Feira

A música mineira estará presente na Feira do Livro de Miami. A dupla Rose Max & Ramatis fará um show inspirado no Clube da Esquina, que congregava músicos como Milton Nascimento, Lô Borges, Flávio Venturini e outros. O espetáculo será na tarde de domingo (16 de novembro), no palco montado na esquina da Primeira Avenida com a 3rd street.

No dia anterior, às 10 am, será a vez do Brazilian Voices, que interpretarão canções de Milton Nascimento, Marcus Vianna e de outros músicos mineiros. O show terá a participação especial da talentosa cantora Adriana Mezzadri, reconhecida no Brasil e no Peru. Mais informações sobre a feira estão disponíveis no site www.mdc.edu/bookfair.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo