Local Manchete

South Beach é a praia turística mais poluída dos EUA, diz pesquisa

Levantamento analisou os níveis de poluição nas praias mais visitadas do país e classificou aquelas em que 'é melhor apenas ficar na areia'

Praia de South Beach na Flórida (foto: Flickr)

A varejista britânica Myprotein, que comercializa produtos de nutrição esportiva, acaba de lançar um relatório que diz que South Beach, na Flórida, é a praia popular mais poluída dos EUA.

O relatório analisou mais de 1,5 mil ‘pontos de natação selvagens’ no país, que, segundo a Myprotein, são lugares em que se pode nadar que não são piscinas.

Para selecionar os destinos mais populares, ou, mais visitados, a empresa usou classificações da Tripadvisor para cada região litorânea, depois, cruzou as referências com dados sobre a qualidade da água pesquisados pela United States Environmental Protection Agency.

As praias mais poluídas entre os destinos populares foram aquelas que atingiram notas mais altas, em uma escala de 1 a 5, para o critério ‘nível de poluição da água’. Sendo que as mais frequentadas ficaram no topo da lista, o que colocou South Beach, Clearwater, Siesta Beach, Fort Lauderdale, todas no Sunshine State, como as quatro primeiras.

Ao apresentar a relação, a Myprotein escreveu: lugares onde “talvez seja melhor só ficar na areia”. Veja a relação abaixo:

A diretora da Florida Environment and Sustainability, Elizabeth Wheaton, reagiu à pesquisa, emitindo a seguinte declaração: 

“A empresa de suplementos nutricionais MyProtein não usou dados científicos ao fazer a falsa alegação de que South Beach é o ponto de natação popular mais poluído nos Estados Unidos. O Florida Health Department realiza amostragem semanal em locais populares de natação recreativa no condado de Miami-Dade, incluindo as praias da Miami Beach. Com base nos resultados da amostragem semanal, não há indicação de que haja qualquer preocupação com a poluição em South Beach.

Entretanto, nesta quarta-feira (11), um aviso de ‘não nadar’ foi emitido para dois pontos de praias em Miami Beach depois que amostras de água revelaram altos níveis de bactérias, de acordo com o Miami-Dade Health Department. As amostras indicaram altos níveis de enterococos, material presente nas fezes.

Os locais são: 53rd Street e Northshore Ocean Terrace na 73rd Street.

Mas a Flórida também tem praias limpas em que é possível nadar seguramente. Segundo a mesma pesquisa da Myprotein, outros destinos populares do estado como:  Fort Zachary Taylor Historic State Park em Key West ; John Pennecamp Coral Reef State Park em Key Largo; Praia de Fort Myers ; Dry Tortugas National Park Beach à oeste de Key West; St. Augustine e Cocoa Beach estão prontas para receber visitantes sem oferecer riscos à saúde.

As praias turísticas de águas mais limpas em todos os EUA, conforme o levantamento, são local Waikiki no Hawaii, seguida por La Jolla Cove na California e Ka’anapali, também no Hawaii.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo