Histórico

South Florida JAZZ: Há 23 anos trazendo o melhor do jazz para o Sunshine State

Maior sociedade promotora do jazz no estado abre temporada 2014-15 em novembro

COLABORAÇÃO DE RON WEBER*

ronald-jazzMuita gente gosta de jazz, especialmente pela insuperável sensação experimentada quando o gênero é apreciado ao vivo. Mas, onde encontrar jazz de qualidade no Sul da Flórida? Existem até alguns bares e restaurantes, mas o nível das apresentações geralmente não é tão alto quanto apreciam os mais exigentes, e ainda contam com performances sempre dos mesmos músicos locais. E, mesmo que você encontre uma boa casa, ainda há a interferência das conversas em voz alta ao redor, do ruído dos cubos de gelo girando nos copos, ou mesmo de um vizinho de mesa inconveniente falando ao celular.

Para os apreciadores do jazz que preferem usufruir da música na atmosfera adequada para um concerto, a South Florida JAZZ tem a solução. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, há 23 anos dedicada a divulgar o melhor do jazz no Sul da Flórida. Durante 14 anos a SFJ produziu o Hollywood Jazz Festival (para a cidade de Hollywood), e o transformou num evento de renome internacional, apresentando nomes do primeiro time do jazz em todo mundo. Embora o festival tenha sido uma vítima fatal da recessão mundial, a South Florida JAZZ continuou apresentando oito vibrantes concertos por ano e promovendo um concorrido programa educacional para crianças.
Os shows da South Florida JAZZ acontecem todo segundo sábado do mês, de novembro a junho, sempre no teatro do Rose & Alfred Miniaci Perfoming Arts Center, dentro do campus da Nova University, em Davie. O estacionamento é grátis, oferecido pela SFJ, e há vários e excelentes restaurantes pela região, para antes e depois dos concertos.

O programa musical é deliberadamente variado, a fim de espelhar o caráter multicultural da comunidade. A South Florida JAZZ já apresentou, até hoje, músicos de 32 nações, e o jazz brasileiro tem seu lugar na temporada quase todos os anos, ao lado da música de muitos outros países latino-americanos. Temporadas recentes tiveram a participação da brilhante pianista brasileira Eliane Elias, de Tania Maria, de Antonio Adolfo e Carol Saboya, do trumpetista Claudio Roditi e do superpopular Trio da Paz. Entre os incontáveis artistas internacionais de jazz apresentados pela South Florida JAZZ, estão os virtuoses pianistas Gonzalo Rubacalba, Hiromi Uehara, Makoto Ozone, Amina Figarova, clarinetistas como Paquito D’Rivera e Anat Cohen, gaitistas como Hendrik Meurken e seu Samba Jazz Quartet, o Caribbean Jazz Project e ainda a Tito Puente Orchestra. Entre as legendas americanas, a lista inclui Chick Corea, Gary Burton, Pat Metheny, Sonny Rollins e vários artistas ganhadores do Grammy.

A temporada 2014-15 começa no dia 8 de novembro, com a apresentação do Brazilian Trio (Helio Alves, Nilson Matta e Duduka da Fonseca); Seguem-se o Tango Nuevo: The Music of Astor Piazzolla, e um grupo cubano de jazz contemporâneo, o Manuel Valera & New Cuban Express. A temporada promete ser sensacional.

*Dr. Ronald B. Weber, durante muitos anos neurologista em Hollywood, é presidente e diretor artístico da SFJ. Dedicou uma vida à música, como músico, educador e promotor cultural. Lidera a organização desde 1994 e faz parte de diversos painéis nacionais de educação. Conta na tarefa com a ajuda do vibrafonista Gary Burton, sete vezes ganhador do Grammy.
Para a programação da South Florida JAZZ e informações sobre como associar-se ou patrocínios, visite o website www.southfloridajazz.org ou ligue (754) 816-6101.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo