Ciência e Tecnologia

Starlink oferecerá internet gratuita para celulares

O objetivo da companhia é democratizar o acesso à conectividade e testar, em escala global, o potencial da tecnologia móvel via satélite

A Starlink realizou avanços significativos com satélites de baixa órbita, viabilizando a conexão direta entre esses equipamentos e os celulares (Foto: Wikideas1/Wikimedia)
A Starlink realizou avanços significativos com satélites de baixa órbita, viabilizando a conexão direta entre esses equipamentos e os celulares (Foto: Wikideas1/Wikimedia)

A ação, que terá início dia 31 de julho, possibilitará que milhões de pessoas em áreas remotas ou sem cobertura de rede tradicional tenham acesso a serviços como mensagens de texto, localização por GPS e chamadas de emergência. O objetivo da companhia é democratizar o acesso à conectividade e testar, em escala global, o potencial da tecnologia móvel via satélite. O serviço será liberado de forma gradual, inicialmente em regiões rurais dos Estados Unidos, Canadá, partes da América Latina, África e Sudeste Asiático. A previsão é de que, ainda em 2025, a cobertura se expanda para mais de 60 países.

A empresa anunciou que a conexão ocorrerá automaticamente quando o local apresentar indisponibilidade dos serviços de dados convencionais.  A tecnologia não exigirá antenas, aplicativos extras ou chips especiais.  Para usufruir da gratuidade basta ter um dos celulares habilitados para acessar a rede de satélites da companhia.

A Starlink tem planos de ingressar no mercado de telefonia móvel, hoje dominado por grandes operadoras como Verizon, AT&T e T-Mobile. Com a gratuidade dos serviços básicos, a empresa pretende provar a eficácia da conexão direta via satélite, criando um diferencial competitivo e atraindo usuários para futuros planos pagos, com navegação em alta velocidade, streaming de vídeo e chamadas de voz.

O CEO da empresa, Elon Musk, tem reforçado publicamente o compromisso com a inclusão digital e a resposta humanitária. Em zonas de conflito, como a Ucrânia, e em desastres naturais, a Starlink já ofereceu acesso emergencial à internet. Agora, pretende ampliar essa missão, oferecendo conectividade gratuita mínima a qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade ou isolamento.

“A conectividade não é mais um luxo, é uma necessidade básica. Nosso objetivo é garantir que nenhuma comunidade fique desconectada por falta de infraestrutura”, afirmou Musk, em publicação na rede X.

Confira quais aparelhos estão habilitados para utilizar o serviço da Starlink:

  • Apple iPhone 14 / 15 / 16 (e suas variações)
  • Samsung Galaxy A14–A54, S21–S25, Z Flip/Fold, X Cover6 Pro
  • Google Pixel 9 e variantes (Pro / XL / Fold)
  • Motorola modelos Razr, Edge, Moto G
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo