Histórico

Suicida do 11 de Setembro aparece rindo em vídeo

Piloto do avião que se chocou contra uma das torres em Nova York é mostrado no mesmo vídeo no qual Osama bin Laden também aparece

Mohammed Atta, um dos suicidas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, aparece em um vídeo gravado em um campo de treinamento da Al Qaeda no Afeganistão, afirma neste domingo o jornal britânico The Sunday Times.

Esta é a primeira vez que uma filmagem de Atta é exibida. Na gravação, de 18 de janeiro de 2000, o terrorista supostamente expressa o seu “martírio”.

O Sunday Times assegura haver obtido uma cópia da gravação de uma “fonte previamente comprovada”.

Atta, que pilotou o avião da American Airlines que se chocou contra a torre norte do World Trade Center, aparece no vídeo junto com Ziyad Jarrah, que comandava o aparelho da United Airlines que caiu na Pensilvânia.

O vídeo não possui áudio e pessoas especializadas em leitura labial tentaram sem sucesso decifrar o que era dito.

Apesar da incumbência que tinham pela frente, os dois terroristas se mostravam animados e sorriam para a câmera, diz o Sunday Times.

O vídeo, de boa qualidade, mostra também o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, que discursava perante seus seguidores em sua base de Kandahar

O diário assinala que é possível ver entre a multidão que aparece na gravação um dos principais envolvidos nos ataques de 11 de setembro, Ramzi Binalshibh.

O jornal ressalta que os investigadores indicaram que, ao contrário dos outros seqüestradores – a maioria jovens fundamentalistas sauditas -, Atta e Jarrah receberam uma boa educação e aparentemente se integraram à sociedade ocidental enquanto estudavam na Alemanha.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo