Local

Sul da Flórida está no cone do potencial furacão Hermine que pode chegar na próxima semana

Centro Nacional de Furacões alerta população para iniciar os preparativos para uma possível passagem do furacão Hermine pela região no início da próxima semana

Os meteorologistas preveem que a Depressão Tropical Nove se tornará a tempestade tropical Hermine na noite de sexta-feira (23) (Imagem: Centro Nacional de Furacões)
Os meteorologistas preveem que a Depressão Tropical Nove se tornará a tempestade tropical Hermine na noite de sexta-feira (23) (Imagem: Centro Nacional de Furacões)

A previsão para a Depressão Tropical Nove, formada a partir de um sistema surgido no sudeste do Caribe nesta sexta-feira (23), mostra várias alternativas para o sistema que está rumando para o norte, passando sobre Cuba e seguindo em direção ao golfo do Mexico e talvez Flórida, já como furacão Hermine.

De acordo com as previsões mais recentes, o sul da Flórida está no cone da tormenta com potencial de Categoria 3. “Tudo indica que se transformará em um furacão potente”, previu Will Redman, porta-voz do Serviço Nacional de Meteorologia em Miami.

Caso se desenvolva para furacão, isto provavelmente ocorrerá entre segunda-feira (26) e terça-feira (27) da próxima semana, disse Redman.

Na atualização feita às 5 a.m. desta sexta-feira, o Centro Nacional de Furacões informou que a tormenta está se movendo na direção oeste-noroeste a uma velocidade de 13 mph. Especialistas esperam que ele se mova mais para o oeste no próximo dia, antes de voltar para o oeste-noroeste e depois para o noroeste no fim de semana.

A velocidade máxima dos ventos sustentados está próxima de 35 mph com rajadas de ventos mais fortes. Haverá uma intensificação lenta sobre a projeção no final de semana para que o Hermine se torne uma Tormenta Tropical ainda hoje e se transforme em furacão na manhã de segunda-feira (26) com seu centro perto do sul de Cuba e das Ilhas Cayman e Jamaica.

O caminho de cinco dias o leva para o norte na terça-feira sobre Cuba e depois estaciona na costa sudoeste da Flórida como um furacão de categoria 2 com ventos de 110 mph e rajadas de 130 mph na manhã de quarta-feira (28).

A Depressão Tropical Nove provavelmente despejará fortes chuvas, inundações, e possíveis deslizamentos de terra em Aruba, Bonaire e Curacao, com chuvas torrenciais nas ilhas de Jamaica e Cayman previstas para os próximos dias.

“Nós, aqui no sul da Flórida, temos de monitorar esta situação bem de perto”, disse Maria Torres, porta-voz do Centro Nacional de Furacões. “O mais importante é se certificar que a população comece a se preparar com antecedência.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo