Imigração

Sul da Flórida vê aumento no desembarque de migrantes ilegais pelo mar

A Guarda Costeira atribui esse aumento a uma "falsa suposição" de que as políticas de imigração dos EUA seriam mais lenientes durante as férias

Migrantes cubanos desembarcam em Flórida Keys. Foto: US Coast Guard

Esta semana, pelo menos dois grupos de pessoas que escaparam de Cuba foram avistados desembarcando em Flórida Keys, marcando um aumento sazonal de migrantes determinados a arriscar suas vidas em frágeis embarcações para buscar melhores oportunidades nos Estados Unidos.

A Guarda Costeira atribui esse aumento, principalmente de migrantes cubanos, a uma “falsa suposição” de que as autoridades de imigração dos EUA seriam mais lenientes durante as férias. O tenente-comandante John Beals explicou que há um precedente histórico para aumentos nas tentativas de migração perto dos feriados ou quando há percepções de mudanças na política de imigração dos EUA.

Durante a última temporada de férias, o influxo massivo de pessoas sobrecarregou as agências policiais em Flórida Keys, levando o governador Ron DeSantis e o presidente Joe Biden a enviar reforços de emergência. Desde então, estatísticas recentes indicam uma drástica diminuição no número de migrantes que se aventuram pelo mar em direção ao Sul da Flórida, até o último feriado de final de ano.

As agências federais afirmam manter o monitoramento constante das ondas migratórias, enfatizando que qualquer tentativa de entrada ilegal resultará em ação imediata. O comandante John Beals, porta-voz do Distrito 7 da Guarda Costeira e da Força-Tarefa de Segurança Interna-Sudeste, alertou: “Os migrantes que tentarem contornar as vias legais para entrar nos Estados Unidos por mar serão resgatados e repatriados para o seu país de origem ou de partida. Não vá para o mar.”

*com informações do Miami Herald

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo