Estados Unidos Manchete

Super Tuesday: dia do tudo ou nada para os Democratas

Primárias são decisivas para sabe quem vai enfrentar Trump nas urnas em novembro

Pré-Candidatos Democratas (Reprodução ABC News)

A Super Tuesday, que acontece nesta terça-feira (3), é considerada a data mais importante para definir a nomeação do Partido Democrata para as eleições presidenciais do dia 3 de novembro. Na disputa pela vaga estão: Bernie Sanders, Joe Biden, Elizabeth Warren e Michael Bloomberg.

Somando todos os 14 estados e o território de Samoa Americana, 1357 delegados serão distribuídos pelos eleitores nesta terça-feira. Considerando que um candidato precisa chegar à convenção democrata com 1991 votos para garantir sua nomeação, é fácil entender o peso da data.

Quatro estados já realizaram prévias do Partido Democrata. O partido promoveu dois caucus e duas primárias, em Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul. No primeiro, houve um empate entre Pete Buttigieg e Bernie Sanders, com um delegado a mais sendo atribuído a Buttigieg. Sanders venceu em outros dois estados, com um placar apertado em New Hampshire e ampla vantagem em Nevada, e Joe Biden conquistou sua primeira vitória na Carolina do Sul.

Após a sólida vitória de Biden na Carolina do Sul, três candidatos deixaram a disputa, e dois deles, que já haviam conquistado delegados, declararam apoio ao ex-vice-presidente.

Pete Buttigieg e Amy Klobuchar anunciaram, na véspera da Super Tuesday, que preferem que Joe Biden seja o candidato democrata à presidência.

Os 33 delegados já conquistados por ambos – e os que ainda poderão ser atribuídos, apesar de suas desistências – deverão votar em Biden na convenção nacional do partido, em julho.

Republicanos

Embora já tenha declarado que irá apoiar a candidatura à reeleição de Donald Trump, o Partido Republicano tem outros pré-candidatos. Alguns estados chegaram inclusive a cancelar suas prévias, mas outros mantiveram o calendário eleitoral e também realizam primárias na Super Terça.

Os republicanos terão primárias nesta terça em Alabama, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah e Vermont. (Com informações do G1 e Reuters)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo