Histórico

Supostas batidas do Departamento de Imigração assustam imigrantes ilegais

Apesar das várias denúncias, poucos casos concretos de prisão e deportação de ilegais foram confirmados

Os imigrantes ilegais do sul da Flórida estão vivendo um clima de pesadelo nestes últimos dias, com a provável intensificação das ações de agentes do Immigration and Custom Enforcement (ICE), órgão responsável pelas ações de combate à imigração ilegal, na captura de pessoas que estejam vivendo nos Estados Unidos fora do status legal.

A redação do AcheiUSA e do www.acheiusa.com vêm recebendo uma série de denúncias de pessoas que dizem saber de casos reais de prisões e deportações de pessoas, no entanto, até agora ninguém assumiu de fato ter visto uma operação dos agentes do ICE. Sempre falam ter ouvido o relato de um conhecido ou parente, que, por sua vez, também não confirma a informação.

Independente do pânico instaurado entre membros de todas as comunidades latino-americanas do sul da Flórida, não há como negar que o Departamento de Imigração tem realmente realizado ações pontuais em alguns locais, provavelmente para prender ou deter imigrantes ilegais que possuem ordens de deportação expedidas ou estejam envolvidos em casos de infrações penais, tais como abuso sexual, condenação por dirigir embriagado, não pagamento de pensão alimentícia para filhos, etc.

Entretanto, infelizmente, algumas pessoas que estavam nos mesmos locais onde foram realizadas as batidas acabaram também sendo detidas para averiguações. Porém, se o imigrante possui um processo de legalização em andamento deve entrar em contato com seu advogado para saber quais os procedimentos a serem seguidos neste momento.

A realização ou não de batidas de agentes de imigração vem provocando uma guerra de acusações e desmentidos. O cônsul do México em Miami, Jorge Lomónaco, por exemplo, afirmou que os mexicanos que vivem em Homestead (no sul de Miami Dade) estão assustadíssimos e hoje “Homestead parece uma cidade fantasma por causa das batidas”. Por outro lado, o porta-voz do Departamento de Imigração em Dallas, Carl Rusnock, negou a existência de batidas.

O ideal é o imigrante ilegal agir com muita prudência e evitar ao máximo despertar a atenção das autoridades locais para evitar ser detido e ter de dar explicações.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo