TALENTO NOSSO: Paulista Thiago Arancam é um dos protagonistas de Carmen, de Bizet

0
1065

Tenor brasileiro em temporada de ópera em Washington

A temporada de ‘Carmen’, ópera de Bizet que será encenada no Kennedy Centre for The Performing Arts, em Washington DC, terá um brasileiro num dos papéis principais. Ele é o jovem tenor Thiago Arancam, de 26 anos, que fará sua estréia nos palcos americanos. As apresentações começam no dia 8 de novembro (sábado), no teatro dirigido por Plácido Domingo.

Thiago chega aos Estados Unidos credenciado pelos importantes prêmios recebidos nos últimos meses, entre eles os do concurso mais importante de canto lírico do mundo, o Operália, em Quebec (Canadá), nas categorias de ópera espanhola e escolha do público. Em 2007, o tenor paulistano foi eleito a melhor voz lírica emergente, pela critica de Bolzano, Itália. Antes, em 2004, ele venceu também o Prêmio Revelação do Concurso Internacional de Canto Erudito Bidu Sayão, aos 22 anos, e também foi premiado com o projeto “Bolsa de Estudos VITAE”.

O brasileiro começou seus estudos na Escola Municipal de Música de São Paulo e na tradicional Faculdade Carlos Gomes, de onde recebeu o diploma de canto erudito em 2003. Ainda no Brasil, gravou o seu primeiro álbum, “Arias’, lançado mundialmente em outubro 2004. Na época, juntou-se ao amigo e também tenor Jorge Durian, formando a dupla ‘Os 2 Tenores do Brasil’. Desta parceria nasceu outro álbum, ‘Nessun Dorma’.

Foi convidado, então, a estudar na conceituada Academia de Canto Lírico do Teatro Alla Scala, de Milão (Itália), dirigida pela soprano Leyla Gencer. Thiago, aliás, foi o único brasileiro a concluir o curso nesta escola, considerada uma das mais importantes da música erudita no mundo.

No Scalla conheceu o seu atual professor de voz, Vincenzo Manno, e seu primeiro concerto foi em 2005. Ele já integrou o elenco de diversas óperas, como Tosca, Luisa Miller, Madame Butterfly, Le Cid, Salomé e Lady Macbeth e participou de inúmeros concertos em teatros na Itália e em vários outros países.

Mais detalhes sobre a carreira do tenor brasileiros estão disponíveis no site www.thiagoarancam.com.