Negócios

TAM e LAN anunciam em Miami marca Latam como identidade única

Primeiro voo da Latam foi realizado no domingo (1); companhia aérea se torna a maior da América do Sul

Da Redação –  As companhias aéreas LAN e TAM anunciaram , no último dia 28 em Miami, a fusão das duas empresas que adotaram uma identidade única, a Latam que hoje é a maior companhia aérea da América do Sul.  A primeira aeronave com imagem Latam a entrar em operação, um Boeing 767, decolou do Rio de Janeiro em 1º de maio com destino a Genebra, para buscar a Tocha Olímpica. O avião foi preparado para a ocasião e retornou a Brasília, local onde terá início o tour de Revezamento da Tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2106, que passará por mais de 300 cidades do Brasil.

Nesta quinta-feira (5) irão decolar os três primeiros voos comerciais das aeronaves com a nova imagem Latam nas seguintes rotas: São Paulo-Santiago (um Boeing 767 com saída de Guarulhos às 09h05, horário local); Santiago-Lima (um Airbus A319 com saída de Santiago às 09h10, horário local); e São Paulo-Brasília (um Airbus A319 com saída de Guarulhos às 14h20, horário local). As informações são do Valor Econômico.

A Latam espera finalizar a pintura exterior de cerca de 50 aeronaves em 2016, e concluir a alteração de toda a frota até 2018. A pintura das aeronaves leva, em média, de seis a 12 dias cada, e será realizada durante a manutenção de rotina dos aviões para obter a maior eficiência possível do processo.

Também no dia 5 de maio, terá início a evolução para a imagem Latam em 13 dos aeroportos onde as companhias do grupo operam, nas cidades de Santiago, São Paulo/Guarulhos, São Paulo/Congonhas, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, Buenos Aires/Ezeiza, Lima, Bogotá, Quito, Miami, Madri, Guayaquil e Nova York (JFK). A mudança inclui a sinalização dos balcões de check-in, salas VIP, cartões de embarque e informações nas telas.

O Grupo LatamAirlines adotou uma nova tecnologia de pintura das aeronaves, 25% mais leve que a convencional. Com ela, a empresa espera obter uma redução de 20 quilos, em média, em todas as aeronaves da companhia que mudarem a imagem.

Para um Boeing 787, por exemplo, são utilizados 300 litros de tinta e 150 litros da nova tecnologia Clearcoat, que é o verniz protetor que dá brilho e protege contra temperaturas extremas e desgaste aerodinâmico. No total, o processo de pintura leva seis dias: dois para retirar a pintura antiga e quatro para realizar a pintura por camadas.

O custo da mudança é de $30 milhões a $40 milhões em três anos, período em que deve estar concluída. A estimativa é do diretor de marketing da holding, Jerome Cadier, e não inclui gastos com comunicação e marketing. Do total previsto, 80% a 90% serão destinados à pintura de aviões e a uniformes.

A marca Latam reunirá todas as companhias de passageiros e de carga que integram o grupo Latam Airlines: LAN Airlines e as filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador; TAM Linhas Aéreas, TAM Transportes Aéreos Del Mercosur; e as companhias aéreas de carga LAN Cargo, LAN Cargo Colômbia, TAM Cargo e Mas Air.

“Após um extenso trabalho de integração depois da associação entre LAN e TAM, durante o qual o grupo avançou firmemente na padronização de seus processos, na otimização de suas conexões aéreas, além da reestruturação e modernização da sua frota de aeronaves, o conselho de administração do grupo Latam Airlines decidiu adotar um nome e uma identidade únicos”, diz comunicado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo