‘Taste of Brazil’, sucesso absoluto em Miami

0
621

Evento gastronômico-turístico atraiu cerca de mil pessoas ao Intercontinental Hotel

O que a Bahia, o Rio de Janeiro e o Amazonas têm em comum? Com certeza, muito sabor e grandes atrações turísticas. E isto pôde ser mostrado durante três dias do evento ‘Taste of Brazil’ que reuniu cerca de mil pessoas para degustar as delícias das culinárias baiana, amazônica e carioca, preparadas pela chef Deborah Rosalem e sua equipe no Intercontinental Hotel, em Miami, de 18 a 20 de novembro.

Durante o coquetel de apresentação, realizado na sexta-feira à noite, os representantes da Bahia, do Rio de Janeiro e do Amazonas puderam manter contatos com o pessoal das operadoras e agências de turismo de Miami e de todo o Sul da Flórida, com a finalidade de despertar o interesse para que incluam estes três destinos na venda de seus pacotes de turismo.

E o objetivo foi alcançado. O coquetel reuniu muita gente do trade turístico que pôde assistir a um vídeo sobre as atrações e belezas naturais dos três estados brasileiros, além de saborear as delícias culinárias locais, provar a tradicional caipirinha feita com a cachaça Leblon e a cerveja brasileira Itaipava e conversar pessoalmente com os representantes da BahiaTursa, da AmazonasTur e da TurisRio.
Opium feliz com o resultado

Frank Regio, presidente da Opium, explica como foi concebido o ‘Taste of Brazil’: A ideia surgiu para trabalharmos pelo tombamento da Feijoada como prato típico carioca, como já ocorre com o Pão de Queijo mineiro, e também com os pratos típicos da Bahia. Daí, o projeto se expandiu para a criação de um polo turístico e culinário e acabamos incorporando Bahia e Amazonas, dando ainda mais consistência ao evento.

O diretor da Opium confessou ter ficado surpreso com a receptividade do evento ‘Taste of Brazil’ em Miami e ouviu do próprio gerente do Intercontinental Hotel de Miami que a noite de sábado teve um movimento três vezes superior ao normal. Teve gente que precisou esperar para ser atendida e outros que voltaram porque não havia lugar, admirou-se. E confessou estar querendo ampliar ainda mais o evento com a inclusão de Brasília e Minas Gerais no projeto.

Empresas turísticas satisfeitas com o evento

E o entusiasmo de Regio foi compartilhado com os representantes dos estados. Billy Arquimimo, gerente de eventos da Bahiatursa, afirmou que o festival superou as expectativas em termos de público. Segundo ele, a ideia nasceu de uma parceria da BahiaTursa com a Opium, e estendeu-se ao Rio de Janeiro e ao Amazonas e neste festival todos estão tendo a oportunidade de saborear a feijoada, o pirarucu e os pratos baianos.

Billy revelou ainda ter convidado bastante diretores de operadoras e agências de turismo para visitar a Bahia, que nos próximos três a quatro anos sediará vários eventos internacionais. Arquimimo surpreendeu ao afirmar que a Bahia possui os quatro melhores campos de golfes do país: Um dirigente da agência Muy Exclusivo Tour, especializada em turismo para golfistas, vai até lá fazer uma visita técnica no ano que vem. E ficamos sabendo aqui que em 2012 a American Airlines terá um voo direto para Recife e outro direto para Salvador, o que vai ajudar a aumentar o fluxo de turistas para a Bahia.

Nickolas Cabral dos Anjos, diretor executivo da AmazonasTur, também destacou o sucesso do evento e revelou ter feito importantes contatos com os agentes de turismo que mostraram muito interesse em roteiros específicos como pesca esportiva e turismo de aventura: Para nós, isto é bastante interessante. Nossa vantagem é termos os maiores peixes do mundo, com o dobro do tamanho daqueles encontrados no México. Em janeiro e fevereiro do próximo ano, em parceria com a American Airlines, estaremos vistando New York e Miami para divulgar o destino Amazonas, uma vez que a empresa via realizar voos diretos para Manaus a partir de outubro de 2011.

O executivo garante que acomodação não será problema para os turistas, porque foi construída uma ponte que liga Manaus a oito municípios próximos aumentando os quartos disponíveis da rede hoteleira. Temos ainda os hotéis de selva para os amantes do turismo ecológico, completou Cabral dos Anjos.

O vice-presidente executivo da TurisRio, Mauricio Lobo, ratificou a impressão dos colegas e elogiou o sucesso do evento ‘Taste of Brazil’. E vibrou com a oportunidade de poder mostrar o Rio de Janeiro como destino turístico aos especialistas do setor em Miami. Demos o primeiro passo para apresentar o Rio como um local com múltiplas atrações. Além do turismo, somos um centro cultural e estamos nos transformando em sede para grandes eventos, explicou, lembrando que o Rio sediará em 2013 a Rio + 20, um evento mundial de meio-ambiente, e a Copa das Confederações, além da Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.

Lobo enfatizou, ainda, que o Rio está começando a disputar com São Paulo o interesse pelos eventos de negócios. Ou seja, no Rio unimos turismo, cultura, ação social e negócios, só pode mesmo dar certo, exultou o diretor da Turisrio.

O Taste of Brazil é uma parceria com o Governo do Estado do Amazonas, Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, AmazonasTur, Secretaria de Turismo BahiaTursa, Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e TurisRio, a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Embratur Instituto Brasileiro de Turismo e American Airlines.