Histórico

Taxa de juros no Brasil é a menor da história

Índice de 10,25% foi definido esta semana pelo Copom

O Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou esta semana uma nova redução na taxa básica de juros. A Selic caiu de 11,25% para 10,25% ao ano, o menor patamar da história. Trata-se da terceira redução seguida da taxa básica, que estava em 13,75% no início de 2009. “Avaliando o cenário macroeconômico e visando ampliar o processo de distensão monetária, o Copom decidiu reduzir a taxa, sem viés, por unanimidade”, diz nota do comitê divulgada após a reunião.

Após a redução, o setor industrial e o comércio fizeram a mesma reclamação: o ritmo menor no corte da Selic afeta a recuperação da economia do país. Para os economistas, porém, a tendência de reduções menores vai continuar. Os bancosaproveitaram para anunciar reduções de suas taxas para consumidores e empresas.

Desde o final de 2003, no início do governo Lula, o BC não promovia uma sequência de cortes de juros dessa magnitude. Agora, os diretores do BC só voltam a se reunir nos dias 9 e 10 de junho, daqui a 45 dias, quando deve haver um novo corte.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo