Histórico

Taxistas bloqueiam principais acessos na França contra transporte alternativo

Centenas de taxistas fizeram na quinta-feira (25) manifestações em aeroportos e nas principais vias de circulação de Paris e de cidades francesas para denunciar a “concorrência selvagem” da aplicativo móvel UberPOP, de transporte privado, prejudicando o trânsito.

Em clima tenso, segundo a agência de notícias francesa AFP, centenas de táxis concentraram-se, logo nas primeiras horas da manhã, em torno do Aeroporto Charles De Gaulle, a norte de Paris, bloqueando os acessos a três terminais.

Na capital francesa, os acessos à Gare du Nord (estação de trem) estavam também bloqueados pela ação dos motoristas de táxi, relatou a AFP.
“O objetivo é ocupar o espaço”, declarou o representante da central sindical CGT Karim Asnoun. Abdel Ghalfi, do sindicato CFDT, disse que os taxistas pretendem passar “mensagens fortes”, até porque se “viram obrigados a passar a uma fase de radicalismo” no protesto.

No início da manhã, as forças antimotim foram obrigadas a intervir para desimpedir a via circular de Paris (Le Périphérique), bloqueada em uma de seus acessos mais utilizados, a oeste, com cheiro de fumaça e em ambiente de explosões e de caixotes do lixo tombados.

Em Toulouse (no Sudoeste de França), cerca de 40 táxis bloqueavam o acesso à estação de trem, e centenas retardavam o acesso ao aeroporto.

Em Marselha, no Sul, a mobilização dos taxistas também prejudicou a circulação nas vias de acesso ao aeroporto. Os taxistas, que participam da mobilização de seus sindicatos, exigem a suspensão do serviço UberPOP e a aplicação das leis que proíbam o transporte clandestino de passageiros.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo