Estados Unidos Manchete

Ted Cruz suspende campanha após derrota para Trump em Indiana

Ao perder primária nesta terça (3), Cruz ficou com chance ainda menor e abriu caminho para Trump; Entre os democratas, a vitória foi para Bernie Sanders

Ted Cruz suspende campanha
Ted Cruz suspende campanha

Ao ser derrotado novamente pelo magnata Donald Trump nas primárias do estado de Indiana, o pré-candidato Republicano Ted Cruz anunciou nesta terça-feira (3) que está interrompendo sua campanha. “Estamos suspendendo a campanha, mas não estamos suspendendo nossa luta pela liberdade”, discursou Cruz. As informações são do G1.

Ele afirmou que sempre disse que continuaria concorrendo enquanto houvesse um caminho viável. “Hoje este caminho se fechou”, lamentou a uma plateia de correligionários.

Com a desistência de Cruz, Donald Trump tem tudo para ser o candidato do Partido Republicano, o que deve se confirmar na convenção nacional do partido. Trump venceu a primária eleitoral realizada no estado de Indiana, segundo projeção da Associated Press, confirmando as pesquisas de opinião. Entre os pré-candidatos democratas, a vitória foi para Bernie Sanders, contrariando as pesquisas que apontavam a liderança de Hillary Clinton.

Com 65% dos votos apurados e sua vitória já confirmada, Donald Trump conquistou 52,7% dos votos. Ted Cruz estava com 36,9% e John Kasich com 7,8%.

O presidente do Partido Republicano, Reince Priebus, admitiu que Donald Trump possivelmente será indicado como candidato presidencial em novembro e pediu a união dos conservadores em torno do polêmico bilionário.

“Donald Trump será, provavelmente, o indicado. Todos devemos nos unir e nos concentrarmos em derrotar Hillary Clinton”, escreveu Priebus no Twitter, pouco depois de Cruz jogar a toalha.

Na última quinta-feira (27), Cruz chegou a anunciar que Carly Fiorina, que também disputava a indicação e desistiu em fevereiro, como sua companheira de chapa e eventual candidata a vice-presidente, caso ele conquistasse a nomeação em julho.

Apesar das duras críticas mútuas e constante troca de ofensas, Donald Trump elogiou Cruz em seu discurso desta terça. “Não sei se ele gosta de mim ou não. Mas ele é um grande competidor, muito firme. E ele tem um futuro maravilhoso e quero cumprimentá-lo”, disse Trump, antes de oferecer um abraço a Cruz, sua mulher, Heidi, “e sua linda família”.

Trump já mira Hillary Clinton, sua provável adversária nas eleições presidenciais. “Vamos atrás de Hillary Clinton. Ela não será uma boa presidente… ela não entende nada de negócios”, critica.

Cruz vinha sendo o adversário mais duro de Trump, mas estava bem atrás do bilionário na contagem de delegados. Ele vinha lutando para impedir que Trump alcançasse um número mínimo de forma a induzir uma convenção disputada – quando nenhum dos pré-candidatos atinge o número mínimo de delegados antes da convenção –, o que, depois de uma série de derrotas contundentes em abril, seria a única chance de o senador concorrer ao pleito de novembro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo