Estados Unidos

Telescópio espacial Webb capta o brilho deslumbrante de Marte

Novas imagens mostram o hemisfério oriental de Marte em diferentes longitudes de onda de luz infravermelha

Observatório espacial captou suas primeiras imagens e dados do planeta vermelho em 5 de setembro (Foto: NASA)
Observatório espacial captou suas primeiras imagens e dados do planeta vermelho em 5 de setembro (Foto: NASA)

O objetivo principal do telescópio espacial James Webb é detectar a luz tênue de galáxias distantes, mas recentemente observou um dos objetos mais brilhantes do céu noturno: Marte. As imagens e os dados do planeta vermelho foram captados em 5 de setembro.

O Webb, situado a um milhão de milhas da Terra, pode divisar o lado iluminado pelo sol de Marte que está voltado para o telescópio espacial, o que situa o observatório na posição perfeita para acompanhar as mudanças de estações do planeta, as tempestades de poeira e o clima, tudo ao mesmo tempo.

O telescópio é tão sensível que os astrônomos tiveram de fazer ajustes para evitar que a penetrante luz infravermelha de Marte saturasse os detectores do Webb. Em contrapartida, Webb observou Marte utilizando exposições muito curtas.

As novas imagens mostram o hemisfério oriental de Marte em diferentes longitudes de onda de luz infravermelha.

O espectro indica diferenças mais sutis do brilho no planeta, que podem colocar em relevo aspectos da superfície e da atmosfera marcianas. Uma análise inicial revelou informações sobre as nuvens de gelo, a poeira, os tipos de rocha na superfície e a composição da atmosfera contida no espectro. Também há resíduos de água, dióxido de carbono e monóxido de carbono.

A equipe de pesquisa da NASA compartilhará mais informações sobre as observações de Marte realizadas pelo Webb em um estudo que será apresentado para sua revisão e publicação no futuro. E a equipe de Marte espera utilizar as capacidades do Webb para detectar as diferenças entre as regiões do planeta vermelho e procurar gases como o metano e o clorato de hidrogênio na atmosfera.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo