Imigração Manchete Notícias

Ministra do Canadá relata emergência ante chegada de imigrantes enviados por New York

Estima-se que desde dezembro do ano passado, cerca de 4.700 estrangeiros entraram no país canadense pela fronteira norte com os EUA

Indocumentados chegam na fronteira entre NY e Quebéc (foto: AP)

A ministra da Imigração de Quebec, no Canadá, Christine Fréchette, disse à Associated Press que pediu ajuda à capital, Ottawa, para lidar com o aumento repentino de imigrantes que chegam todos os dias na fronteira com os Estados Unidos. Segundo ela, os viajantes desembarcam em Plattsburgh, no limite com o estado de New York, e de lá, cruzam para o país vizinho. Fréchette denunciou que autoridade da capital nova-iorquina estão patrocinando o frete dos ônibus para facilitar o envio dos indivíduos. “Há uma emergência aqui “, disse ela. Estima-se que, desde dezembro do ano passado, cerca de 4.700 pessoas entraram no país canadense por esta via. 

Ao canal Fox 5, o prefeito Eric Adams, de NY, falou que muitos desses imigrantes foram detidos na fronteira com o México e mandados para a Big Apple pelo governador do Texas. Adams admitiu estar pagando o translado para levá-los e que os viajantes decidiram espontaneamente se mudarem para o Canadá. “Estamos auxiliando no processo de emissão de bilhetes”, disse ele, completando,” alguns querem ir para mais para o norte, outros para estados mais quentes.”

Em janeiro, a cidade de New York chegou a receber até nove ônibus lotados de imigrantes por dia, que foram mandados pelo Texas. Na ocasião, o prefeito decretou situação de emergência por conta da falta de abrigos  e até viajou para a cidade de El Paso, para afirmar pessoalmente que “não há espaço em New York”. 

Uma vez que chegam no território canadenses, os estrangeiros são presos pelas autoridades de imigração, mas podem continuar no país enquanto aguardam processo de asilo. Fréchette disse que pediu ajuda de organizações comunitárias, além de um orçamento extra de cerca de 3,5 milhões de dólares canadenses para a abertura de novos abrigos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo