Histórico

Tempestade Dorian pode virar furacão na próxima semana

Furacao Dorian

Até quinta-feira (25), meteorologistas e especialistas em furacões nos Estados Unidos estavam de olho nos movimentos da tempestade tropical Dorian. Mesmo estando longe da Flórida, mais precisamente próximo a ilha de Cabo Verde na costa oeste africana, a expectativa é que a tempestade atravesse o Oceano Atlântico nos próximos dias, atingindo a costa leste do país. A velocidade de deslocamento, até quinta-feira (25), era de 28 quilômetros por hora.

Mas Dorian não é a única tempestade na lista dos meteorologistas. Do outro lado, no Oceano Pacífico, Flossie também está se formando e, apesar dos especialistas terem registrado apenas velocidade de 24 quilômetros por hora, eles estão certos de que essa segunda tempestade tropical deve ficar mais forte nos próximos dias.

Com Flossie ameaçando a costa oeste americana, meteorologistas na Flórida estão atentos à rapidez com que Dorian ganha força. A tempestade tem mostrado, pelo menos até quinta-feira, que segue na direção oeste-nordeste indo em direção às Bermudas. No domingo à noite, ela deve chegar às Ilhas Leeward, Ilhas Virgens e Porto Rico.

Os meteorologistas alertam que mesmo que o centro da tempestade esteja longe da Flórida, rajadas de vento e fortes chuvas podem ser esperadas pelos moradores das cidades mais próximas as praias.

Em média, a margem de erro do Centro Nacional de Furações nas temporadas de 2010 a 2012 para previsões de quatro a cinco dias é de 15 milhas náuticas. Neste caso, isso pode ser a diferença entre Dorian continuar uma tempestade tropical ou se transformar no primeiro furacão da temporada 2013.

A temporada de furacões começou no dia 1º de junho e vai até 30 de novembro. A previsão para 2013 é que sejam, em média, 12 tempestades, incluindo seis furacões, sendo três grandes com ventos superiores a 110 mph. Dorian já é a quarta tempestade do ano. A Flórida, de longe o estado mais castigado pelas tempestades, tem escapado ileso nas últimas sete estações de furacões, desde o Wilma em outubro de 2005.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo