Histórico

Tempestade tropical Emily perto do Haiti e República Dominicana

Tormenta pode chegar no sul da Flórida neste sábado

As fortes chuvas e os ventos uivantes da tempestade tropical Emily devem começar a castigar a República Dominicana e o Haiti nesta quarta-feira à noite e o sul das Bahamas amanhã.

Às 8 da manhã de hoje, Emily estava a cerca de 145 milhas ao sul de Santo Domingo, movendo-se para o noroeste a 14 milhas por hora (mph) com ventos sustentados de 50 mph. O sistema permanece pouco organizado.

Em relação ao sul e ao centro da Flórida, ainda é difícil saber se virá ou não para cá, enquanto a costa leste de metade do estado permanece num cone de incerteza.

O caminho previsto continua a manter o sistema bem longe da praia e as paralelas indicam que pode passar ao lado da costa leste no sábado. Entretanto, um pequeno desvio pode mudar o rumo e Emily vir em direção à terra firme.

Se as previsões se mantiverem, a previsão para o sábado para o sul da Flórida e Orlando é de céu claro, calor e 30 por cento de chance de chuva.

Uma questão chave é se o Emily pode enfraquecer-se ou mesmo se dissipar quando bater nas montanhas da ilha de Hispaniola. Se o Emily sobreviver a esta passagem, as condições tornam-se favoráveis para continuar seu fortalecimento, segundo o Centro Nacional de Furacões.

A tormenta deve trazer ventos sustentados de cerca de 60 mph no momento em que se dirige às Bahamas e intensificar-se para um furacão de baixa categoria na costa da Carolina do Norte na segunda-feira.

Se for mantida a trajetória prevista, o Emily ficará fora da costa dos EUA.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo