Local

Tempestades causam enchentes e mortes na Califórnia

Cerca de 90% do estado -- aproximadamente 34 milhões de pessoas -- estão sob estado de emergência. Pelo menos 14 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas e inundações.

Estado da Califórnia enfrenta fortes chuvas e enchentes. Foto: Reprodução CNN

Com ventos fortes e chuvas torrenciais que já duram 10 dias, a Califórnia se prepara para um clima ainda mais severo até o final da semana. Segundo o National Weather Service, as regiões sul, central e norte do estado devem enfrentar uma onda “implacável de ciclones” nos próximos dias. Dois fenômenos sobrepostos — um imenso fluxo de umidade densa do oceano e um sistema de baixa pressão com força de furacão conhecido como “ciclone bomba” — são responsáveis pelo mau tempo que já deixou 14 mortos e centenas de milhares sem energia elétrica no estado.

Cerca de 90% dos californianos — aproximadamente 34 milhões de pessoas no estado mais populoso dos EUA — estão sob estado de emergência desde quarta-feira (4). “Esperamos ver o pior ainda à nossa frente”, disse o governador Gavin Newsom em entrevista coletiva na segunda-feira (9).

Enquanto autoridades locais alertam a população dos perigos das inundações, fornecendo mapas de evacuação em diversas áreas incluindo Los Angeles, San Diego e Santa Bárbara, mais casos fatais são registrados. Entre as vítimas, um garoto de cinco anos foi arrastado pela correnteza, na segunda-feira (9), quando o veículo em que estava ficou preso na enchente, em San Miguel. A mãe da criança conseguiu se salvar, mas o garoto desapareceu. Depois de sete horas de buscas, os bombeiros suspenderam a operação por conta dos níveis perigosos de água.

Em Sonoma, uma criança de 2 anos também foi morta após uma sequoia cair sobre sua casa, no domingo (8), em decorrência dos fortes ventos e chuva.

O clima severo levou o presidente Joe Biden emitir uma declaração de emergência na noite de domingo (8) para apoiar as medidas locais de resposta à tempestade.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo