Antonio Tozzi Esportes

Temporada 2023/2024 da NBA começa nesta terça-feira

Dois jogos abrem a temporada, que será a de número 21 para LeBron James

LeBron James se tornou o jogador mais velho da Liga nesta temporada (Foto: NBA)
LeBron James se tornou o jogador mais velho da Liga nesta temporada (Foto: NBA)

Os fãs do basquete têm motivos para se regozijar. Afinal, nesta terça-feira (24), será aberta oficialmente a temporada 2023/2024 da NBA, o melhor campeonato de basquete do mundo.

Confira abaixo os jogos da NBA de hoje, com seus respectivos horários (Miami).

7:30pm – Los Angeles Lakers x Denver Nuggets no Ball Arena, em Denver (Colorado)

10:00pm – Phoenix Suns x Golden State Warriors no Chase Center, em San Francisco (California)

Cada time da liga joga 82 partidas na temporada regular. Eles são ranqueados dentro de sua respectiva conferência. Ao final da primeira fase, os seis primeiros colocados se classificam para os playoffs.

Os times colocados entre a sétima e a 10ª posições disputam o play-in em jogos únicos para decidir os dois últimos classificados para os playoffs.

Além do reencontro com as estrelas, o início da temporada na NBA é também momento de conhecer e acompanhar o desenvolvimento de novas promessas do basquete. Para essa nova jornada, além do fenômeno francês Victor Wembanyana, do San Antonio Spurs, alguns jovens jogadores geram expectativa dos torcedores e aumentam a ansiedade para o começo das atividades na liga.

Tyrese Haliburton – apesar de já ter três anos na liga, Haliburton tem apenas 23 anos e terminou a temporada passada como um dos principais nomes do Indiana Pacers. O jovem assumiu o comando da equipe e terminou o campeonato com um duplo-duplo de média, liderando os Pacers em pontos (com uma média de 20.7 pontos por jogo) e em assistências (com média de 10.4 por jogo).

Scoot Henderson – Selecionado em 3º lugar no último draft, Scoot Henderson é um dos calouros mais promissores da nova geração da NBA e é considerado por muitos como o melhor jogador, depois de Wembanyama, a ter sido escolhido nessa temporada. Com a camisa do Portland Trail Blazers, o jovem terá a ingrata missão de ocupar o espaço deixado por Damian Lillard.

Anthony Edwards – Parecido fisicamente com a lenda Michael Jordan, Anthony Edwards vem para a sua quarta temporada na NBA. Com a camisa dos Timberwolves, o jovem de apenas 22 anos já é uma realidade na liga e tem números impactantes. Na temporada passada, por exemplo, teve de média 24.6 pontos por jogo e foi crucial para levar a equipe aos playoffs.

Zion Williamson – Zion dispensa apresentação. O jovem chegou na liga sendo a primeira escolha do draft e com potencial de ser um dos grandes da história do esporte. Até aqui, mesmo com seu físico amedrontador e capacidade atlética surpreendente, Williamson sofreu com lesões importantes e não conseguiu ter sequência com a camisa do New Orleans Pelicans, jogando apenas 29 vezes no último ano.

Chet Holmgren – O Oklahoma City Thunder tem um dos elencos mais promissores de toda a NBA. Isso se dá muito pelo talento de Shai Gilgeous-Alexander, mas também pelo potencial de Chet Holmgren. O jovem, que foi a segunda escolha do draft do ano passado, se lesionou ainda na pré-temporada e nem chegou a estrear na liga.

Como sempre ocorre, houve muita movimentação no mercado de transferência de jogadores antes do início do torneio.

A ida de Damian Lillard para o Milwaukee Bucks foi a grande negociação da pré-temporada. O astro, que já tinha deixado claro o seu descontentamento com as últimas temporadas do Portland Trail Blazers, pediu mais uma vez para sair e foi negociado. Sua preferência era pelo Miami Heat, mas o time de Oregon endureceu e ele acabou reforçando o forte time de Wisconsin.

Jrue Holiday – Para que Lillard pudesse chegar, Holiday precisou sair. E, mesmo que não pareça ao fã mais casual da NBA, essa é uma transferência que altera e muito a tática dos Bucks. Afinal, Jrue é um dos melhores defensores da liga e foi eleito por três vezes como o companheiro ideal pelos próprios jogadores. Bom para o Boston Celtics que o contratou.

Bradley Beal – Sem perspectiva de vitórias no Washington Wizards, Bradley Beal solicitou transferência e recebeu em troca uma ida ao Phoenix Suns. A mudança, importantíssima para o atleta, pode ser um divisor de águas em sua carreira e o coloca em posição de disputar o título. Agora, Beal terá a companhia de Devin Booker e Kevin Durant.

Chris Paul – Quem também está de casa nova é o futuro hall da fama Chris Paul. Um dos maiores armadores da história da liga, Paul estava nos Suns e, mesmo ao lado de Kevin Durant e Devin Booker, não conseguiu alcançar as finais da NBA. O veterano, que nunca conquistou o título de campeão, está agora no Golden State Warriors e terá a melhor oportunidade de sua carreira, mesmo aos 38 anos.

Os favoritos ao título

O Milwaukee Bucks estão com um reforço de peso nesta temporada. Damian Lillard deixou o Portland Trail-Blazers e se juntou a Giannis Antetokounmpo para buscar seu primeiro anel. A equipe ainda conta com Khris Middleton, Bobby Portis, Brook Lopez e Malik Beasley no elenco. No entanto, a defesa é um ponto de atenção da equipe.

Boston Celtics chega para essa temporada com o gostinho amargo de ter perdido as últimas finais do Leste para o Miami Heat. A equipe é cotada como uma das melhores da conferência e manteve sua dupla de sucesso com Jayson Tatum e Jalen Brown. O elenco, no entanto, perdeu profundidade nessa intertemporada e isso pode vir a ser um problema com o desgaste de tantos jogos no ano.

O time do Phoenix Suns se despediu de Chris Paul na intertemporada, no entanto, a equipe ainda conta com um excelente trio com Bradley Beal, Devin Booker e Kevin Durant. Além dos três, a equipe dos Suns também se aproveitou para reforçar seu banco de reservas, que foi um problema na última pós temporada. Apesar de serem nomes de menos peso, as contratações de Phoenix prometem melhorar o desempenho da equipe.

A equipe do Denver Nuggets busca o bicampeonato da NBA. Sua maior arma é a estrela Nikola Jokic. O jeitão calado e tranquilo, não esconde as grande habilidades do sérvio MVP das finais da última temporada. Seu entrosamento com Jammal Murray faz com que o ataque da equipe do Colorado seja quase letal. Denver passou por algumas perdas na intertemporada, mas isso não deve comprometer a equipe.

O Miami Heat não fez nenhuma grande contratação nesta intertemporada. Apostou todas fichas na vinda de Damian Lillard, mas teve de se conformar em manter a base que chegou à final da NBA na última temporada.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo