Histórico

Temporada de furacões começa esta semana e especialistas dizem que será agitada

Ano terá pelo menos três furacões que podem chegar à Categoria 3. Confira aqui algumas dicas de segurança

A temporada de furacões na Flórida começou no dia 1º de junho e já no dia 5 a primeira tempestade de verão foi detectada na costa oeste do Estado. A tempestade Andrea foi a primeira de uma série prevista pelos meteorologistas para este ano. No entanto, nem todas devem ser como essa, cujos ventos não passaram dos 60mph e trouxeram apenas chuva para a região. O serviço nacional de meteorologia prevê entre 13 e 20 tempestades para o Estado, sendo que onze delas devem tornar-se furacões.

Dessas onze, garantiram os especialistas, entre três e seis podem transformar-se em furacões de categoria três com ventos superiores a 110mph. Já prevendo possíveis apagões e até a necessidade de evacuação de área de risco os condados estão colocando à disposição dos moradores um guia com dicas e possíveis rotas de fuga em caso de emergência. Veja o box ao lado com as informações sobre o condado de Broward.

O medo de tempestades e furacões vai continuar amedrontando os moradores das áreas de risco até o dia 30 de novembro, quando normalmente as águas do Atlântico começam a esfriar e as possibilidades dessas atividades naturais do clima diminuem drasticamente. Vale lembrar que, dentro desse período, as semanas com maior intensidade estão entre meados de agosto até a última semana de outubro.

O serviço nacional de meteorologia pede para que as pessoas fiquem atentas às notícias (rádio, TV e internet) para os boletins de última hora, principalmente os chamados Hurricane Watch (alerta de furacão, em português), que indicam que a região será atingida em 48 horas por um furacão, ou o Hurricane Warning (aviso, em português), que informam quando uma tempestade tropical com ventos de pelo menos 74mph deve aproximar-se em 36 horas.

Broward

Os moradores de Broward já tem à disposição no site do condado (www.broward.org) a opção de registro de seu email e número de celular para que possam receber as últimas informações sobre tempestades e furacões. Uma vez cadastrado no website, o condado se compromete a informar todas as mudanças climáticas para a região e inclusive indicar possíveis área de evacuação e de abrigo.

No mesmo website, os moradores de Broward podem ainda baixar uma cartilha 2013 da temporada de furacões.

A ideia de nomear as tempestades e furacões com nomes de mulheres começou após a Segunda Guerra Mundial. Antes disso, os nomes usados seguiam o calendário católico com nomes de santos.

Furacão no Planeta Brasil

O programa da Rede Globo Internacional ‘Planeta Brasil’, deste sábado (8), vai mostrar como a população americana e os imigrantes brasileiros lidam com desastres naturais como furacões e tornados, que todos os anos atingem diversas regiões do país.  No programa, a equipe de jornalismo vai conversar com brasileiros que viveram de perto o poder destruidor da natureza e como superaram as dificuldades.


PreparE-se para a temporada 2013 de furacões

Faça uma reunião em família e explique os perigos que um furacão pode representar para todos, principalmente para as crianças. Reúna idéias de todos sobre como manter a segurança da família em caso de emergência.

Tenha em mãos um plano em caso de evacuação de área. Se sua família em zona de período e as autoridades exigirem que vocês saiam, para onde vão? Tenha um local, casa de amigos ou hotel, em mente em caso de ter que sair às pressas.

Faça uma lista de todos os bens que possui. Leia atentamente suas apólices de seguro e faça fotos de bens mais valiosos em sua casa, caso tenha que provar para a seguradora mais tarde.

Faça uma vistoria em sua casa (teto, janelas, garagem, jardins) e planeje sobre possíveis mudanças para garantir a sua segurança e dos vizinhos.

Tenha um plano para proteger seus veículos. Ser tiver barco, arranje um local seguro como um depósito para deixá-lo. Também não deixe de ler atentamente a apólice de seguro.

Faça da sua casa um local seguro. Decida o que você precisa fazer para proteger o seu imóvel como grades, geradores de eletricidade, corte de árvores e etc. Também pense que sua casa precisa estar confortável se houver a necessidade de ficar isolado na residência por alguns dias.

Determine se alguém em sua família tem alguma necessidade especial. Por isso, faça planos de acomodá-los durante dias de isolamento, se for o caso.

Se você tiver animais de estimação, tenha em mãos um plano para acomodá-los como estoque de comida. E em caso de ordem de evacuação saiba o que fazer com que eles.

Estoque comida e água. Não esqueça ainda de outros itens como lanternas, pilhas e estojo de primeiros socorros.

Deixe seus amigos saberem de seu plano para a temporada 2013 de furacões. Mantenha contato com eles após cada tempestade.

Fonte: www.broward.org

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo