Histórico

Temporada de furacões começa nesta terça e deve ser quase tão ativa como a de 2005

Especialistas acreditam que até sete fenômenos de alta intensidade, com ventos de pelo menos 111mph, podem atingir a costa do Atlântico, mas população ainda não está preparada

A partir desta terça-feira (1º de junho), os moradores da Flórida vão ficar de olho nas previsões dos meteorologistas, torcendo para que a temporada de furacões seja tão branda como nos últimos quatro anos na costa do Atlântico. No entanto, a expectativa dos especialistas é justamente pelo contrário: de acordo com o National Oceanic and Atmospheric Administration, existe a possibilidade de que os Estados Unidos sejam atingidos por 23 tempestades nomeadas (named storms) entre junho e novembro, sendo que oito a 14 podem se transformar em furacões com até sete deles de alta intensidade, com ventos de 111 milhas por hora no mínimo.

Tudo indica que será uma temporada quase tão intensa quanto a de 2005. Aconselhamos que todos estejam bem preparados, afirmou a meteorologista Jane Lubchenco, da NOAA. Naquele ano, foram registradas 28 tempestades e 11 furacões. Três deles Katrina, Rita e Wilma deixaramn marcas e tragédias que até hoje são lembradas pela população.

A previsão de uma temporada de grande atividade é reforçada por uma combinação de fatores pouco comum: as águas quentes no Atlântico, o enfraquecimento do El Niño e o possível surgimento da La Niña devem propiciar a chegada de muitas tempestades.
Se, apesar de todas estas indicações, o leitor ainda não providenciou o kit de sobrevivência para este tipo de fenômeno climático, não se sinta tão mal: uma pesquisa da NOAA mostrou que quase 50% dos moradores de áreas consideradas de risco, como a Flórida, sequer pensam que estão vulneráveis a furacões e, por isso mesmo, nem iniciaram os preparativos para a temporada de furacões. Para estes, aí vão algumas dicas:

Proteção

Proteja as janelas com shutters ou plywood (placas de madeira). Prepare contêineres limpos para água potável. Planeje três galões por pessoa por dia para beber e se banhar. Encha a banheira e use a água para banhos e descarga. Prepare-se para cuidar de você e de sua família por um período de sete dias. Não fique num quarto com portas de vidro durante as tempestades. Fique em quartos internos e em banheiros. Aguarde uma palavra oficial de que o pior já passou. Não se deixe enganar pela aparente calmaria.

Se a energia cair, desligue o fogão e outros eletrodomésticos. Isto evitará incêndio quando a energia voltar. Não use velas ou outros itens inflamáveis dentro de casa. Mantenha em mãos dinheiro vivo, já que bancos e ATMs podem ficar fechados depois de tormentas É importante ter televisão, rádio, relógio e lanternas que funcionam com pilhas. Um kit com caixa de primeiros socorros e comida não perecível nunca é demais. Não esqueça de guardar consigo os documentos importantes, como passaporte e apólices de seguros

Telefones úteis

Broward County Hurricane Hotline  (954) 831-4000 American Red Cross  (954) 797-3800 Polícia, bombeiros e assistência médica 911

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo