Negócios

Terapeuta brasileira dá dicas para melhorar o relacionamento com adolescentes durante a pandemia

“Muitos pais têm tido dificuldade de encontrar o equilíbrio na relação com os filhos adolescentes, que estão entediados, irritados e isolados em seus quartos”, afirma a terapeuta Alexa von Oertzen, que atende no Sul da Flórida

Terapeuta Alexa von Oertzen, do Safe Haven Family Counseling
Terapeuta Alexa von Oertzen, do Safe Haven Family Counseling

Uma das áreas em que as famílias estão mais sofrendo os efeitos da pandemia do coronavírus é no convívio com os filhos adolescentes. Além das dificuldades que os pais têm tido para pagar as contas do mês e garantir a segurança de todos em casa, manter um relacionamento saudável com os filhos têm sido um desafio. 

Para a terapeuta brasileira Alexa von Oertzen, do Safe Haven Family Counseling localizado em Fort Lauderdale (FL), é importante que os pais sigam alguns passos para melhorar a relação com os filhos, em especial, os adolescentes.

“São tempos difíceis, não somente porque os pais estão preocupados por seus filhos estarem ansiosos e desmotivados, mas também estão  sobrecarregados e estressados sobre o que o futuro reserva para a sua família”, afirma a terapeuta, que faz atendimentos em português e inglês. 

Alexa é especialista em comportamento humano e também mãe de uma adolescente. Ela dá algumas dicas fundamentais para que essa convivência seja mais saudável para todos. “A ideia é ajudar a superar toda a energia negativa desses tempos em que estamos vivendo, para sermos capazes de dar mais leveza ao convívio diário”. 

  • Eleve a autoestima de seus filhos

Embora os adolescentes se espelhem em colegas para a própria aceitação e autoestima, muitos de seus valores e ideais vêm dos pais.

Você sabe melhor que ninguém o que eles gostam de fazer, e se você não sabe, é hora de perguntar. Eles têm talentos e interesses que podem ser incentivados por atitudes simples, como comprar materiais de arte, um microfone, ou até mesmo créditos para jogos educacionais no computador.

  • Converse abertamente com seu filho

Nós como pais temos que encontrar o equilíbrio entre ter acesso irrestrito ao celular dos nossos filhos ou estar completamente alheios ao que eles postam, leem e assistem na internet.  Todo adolescente é diferente, mas todos eles precisam de limites. Seja aberto sobre quais são os limites. Quando eles perceberem que eles não são “pessoas do mal”, mas sim que você se preocupa e quer que eles sejam felizes, eles vão aceitar esses limites. 

  • Estabeleça uma rotina semanal 

Dê a seu filho uma lista semanal de coisas para que ele fique responsável por elas. Isso é importante para que eles tenham um sentimento de realização e uma oportunidade de receber elogios. Se você tiver mais de um filho, você pode dar ao mais novo uma tarefa menor e ainda assim fazer com que ele se sinta responsável por parte do funcionamento da casa. 

Dê a eles escolhas para que estejam no controle. Estabeleça horários para dormir e acordar e faça com que eles tenham pelo menos uma refeição com toda a família todos os dias. Isso vai ser bom para regular o sono, criar hábitos saudáveis e diminuir a irritabilidade. 

  • Incentive a prática de exercícios físicos 

Embora muitos esportes em grupo foram cancelados por causa da pandemia, é importante que seu filho adolescente pratique exercícios físicos e faça atividades ao ar livre. Movimentar o corpo libera endorfinas e ajuda a combater o tédio, pensamentos negativos e a ansiedade. Pode ser andar de bicicleta, levar o cachorro para passear, correr e jogar tênis são maneiras de distrair a mente dos problemas atuais.

  • Reserve um tempo para jogos e atividades em família 

Passar um tempo de qualidade com os nossos filhos é o que podemos fazer de mais importante para eles. Sabemos que eles não vão admitir isso, que eles querem passar tempo com os pais, mas encontre um tempo para um jogo em família, para uma viagem de carro, ou apenas assista a um filme que ele queira assistir. 

O importante é mostrar que eles não estão sozinhos e que são amados e aceitos. Pode ser muito difícil interagir com as mudanças de humor dos adolescentes, mas faça um convite para uma atividade familiar inesperada. Você vai ver que eles vão reagir de uma forma totalmente diferente. 

Se você quer saber mais sobre construir relações saudáveis com seu filho nesses tempos difíceis, entre em contato com Alexa von Oertzen para atendimentos presenciais ou online. A terapeuta vai encontrar a melhor forma de fortalecer o relacionamento com os adolescentes e ajudá-los a ter mais segurança e confiança para enfrentar o futuro. 

Serviço:

Safe Haven Family Counseling
(2419 E. Commercial Blvd., Suite 203, Fort Lauderdale, FL 33308)
Telefone: 786.565.2465
Email:  alexa@safehavenfamilycounseling.com 
Visite agora a página da terapeuta em português: https://www.bayviewtherapy.com/counseling-in-portuguese

Safe Haven Family Counseling localizado em Fort Lauderdale (FL)
Safe Haven Family Counseling localizado em Fort Lauderdale (FL)
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo