Histórico

Termina dia três de maio recadastramento para eleições no Brasil

Brasileiros residentes no exterior podem votar para presidente. Os que atigiram maioridade fora do país são obrigados a se alistar

Os brasileiros que morem no exterior e queiram se inscrever para as eleições presidenciais, que acontece nos dias 1° e 27 de outubro, devem solicitar transferência de domicílio até o dia 3 de maio. Os brasileiros que completaram 18 anos após deixarem o Brasil estão obrigados a se alistarem perante a Justiça Eleitoral.
Os eleitores inscritos no exterior são obrigados apenas a participar das eleições para a escolha do Presidente e Vice-presidente da República, que ocorrerá neste ano de 2006.
Para se alistar ou solicitar transferência de título, o eleitor deve apresentar uma cópia de um documento de identidade brasileiro (carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte, certidão de nascimento, certidão de casamento, certificado de alistamento militar) e um comprovante de residência (conta de luz, conta de telefone, etc). Eleitores do sexo masculino devem apresentar ainda cópia de certificado de regularidade com o serviço militar.
Os brasileiros residentes na Flórida, Georgia, Alabama, Mississippi, Tennessee, Carolinas do Sul e do Norte, Porto Rico e Bahamas, estão sob a jurisdição do Consulado Geral do Brasil em Miami, e devem comparecer à sede em Miami (80 SW 8th Street Suite 2600 Miami/FL 33130) munido dos documentos necessários.
Quem não puder comparecer pode enviar documentação e formulário preenchido por correio para o Consulado-Geral. Os formulários podem ser adquiridos no próprio consulado ou por internet.
A documentação pode ser enviada também diretamente para o Brasil, endereçada ao Cartório Eleitoral do Exterior (SEPN 510 lote 07 Avenida W3 – Norte Brasília/DF Brasil CEP 70.750-522).
O Consulado adverte que recadastramento ou alistamento eleitoral são importantes na hora de obtenção ou renovação de passaporte.
Serviços como a emissão de certidão de quitação eleitoral e verificação da sua situação perante a Justiça Eleitoral podem ser obtidos diretamente no Tribunal Superior Eleitoral – TSE acessando o site www.tse.gov.br .
Outras informações pelo telefone (305) 285 6200 ou (011) 5561-3348-9440 ou através do e-mail exteriorbrasil@tre-df.gov.br .

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo