Histórico

Termina hoje o Brazilian Film Festival of Miami

Encerramento vai ter exibição do filme ‘Xingu’, de Cao Hamburger, e premiação para os vencedores

Xingu, de Cao Hamburger, narra a história dos irmãos Villas Bôas, famosos indigenistas que ajudaram na aproximação dos índios com o homem branco
Xingu, de Cao Hamburger, narra a história dos irmãos Villas Bôas, famosos indigenistas que ajudaram na aproximação dos índios com o homem branco

Após uma semana de filmes e documentários, está chegando ao fim a 16ª edição do Brazilian Film Festival of Miami. Entretanto, ainda dá tempo para assistir as atrações programadas para esta sexta-feira (24) e sábado (25). Aliás, o evento termina neste sábado com a exibição de Xingu, de Cao Hamburger, no Colony Theatre (1040 Lincoln Road), onde está sendo realizada a Mostra Competitiva.

Xingu conta a incrível história dos irmãos Villas Bôas Orlando, Cláudio e Leonardoe a aventura da criação do Parque Nacional do Xingu, a primeira reserva indígena de grandes proporções no Brasil. Uma parte esquecida e dramática da nossa história que permanece atual e urgente. O elenco é formado por João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat, Maiarim Kaiabi, Awakari Tumã Kaiabi, Adana Kambeba, Tapaié Waurá, Totomai Yawalapiti, entre outros.

Na sexta-feira, 9 horas da noite, será exibido o filme Som e Fúria, dos diretores Fernando Meirelles e Toniko Melo. Conta a história de dois atores e um diretor de teatro que interpretam Hamlet, um clássico de Shakespeare. Numa das cenas, Dante, personagem de Felipe Camargo, surta e cria um clima de tensão entre eles. A partir daí se desenrola a trama. O elenco tem Felipe Camargo, Pedro Paulo Rangel, Andréa Beltrão, Dan Stulbach, Cecília Homem de Mello, Regina Casé, Maria Flor, Daniel de Oliveira, Cris Couto, Paulo Betti, Maria Helena Chira, Gero Camilo, Juliano Cazarré, Arthur Kohl e Wandi Doratiotto. Este filme fecha a Mostra Especial, que foi exibida na Miami Beach Cinemateque (1130 Washington Avenue, em Miami Beach).

Também na sexta-feira, serão exibidos dois curtas-metragens e dois longas-metragens no Colony Theatre. A programação começa com o curta-metragem O Cangaceiro e o Leão. A animação, dirigida por Arnaldo Galvão, conta as aventuras de Pedro que acredita ser um leão adotado por uma família de humanos. Esta crença lhe dá força e coragem para enfrentar os seus grandes desafios: dragões e a lição de casa.

A seguir, será mostrado o filme Dois Coelhos, de Afonso Poyart, que narra a história de um jovem de classe média alta que tem sua vida transformada em função de um trauma. Para superá-lo, decide colocar em prática um plano que atinja de uma única vez, uma quadrilha de bandidos e um político corrupto. O elenco tem Alessandra Negrini, Caco Ciocler, Fernando Alves Pinto, Marat Descartes, Neco Vila Lobos, Roberto Marchese, Norival Rizzo, Thogun, Thaíde, Yoram Blaschkauer, Robson Nunes, Aldine Muller.

Raul Seixas, maior roqueiro brasileiro

Raul SeixasA Grande Viagem é o curta-metragem que abre a sessão das 9h30 da noite. Dirigido por Caroline Fioratti, o filme mostra a fase atual de Mário, que não consegue mais distinguir com clareza passado e presente. Revive em sua mente uma fase de sua vida em que vendia, de porta em porta, guias de viagem. Entretanto, Mário nunca viajou, mas agora surge a oportunidade de conhecer os quatro cantos da terra junto de Felipe, seu neto e parceiro nessa grande viagem. No elenco, Abrahão Farc, Sandra Corveloni e João Pedro Teixeira.

O documentário Raul O Início, O Fim e o Meio, de Walter Carvalho, mostra a trajetória profissional e pessoal de Raul Seixas, uma das maiores lendas do rock nacional, através de depoimentos de familiares, mulheres e parceiros, e imagens inéditas de arquivo. Participação de André Midani, Plínio Seixas, Olival Dias Viana Filho, Solano Ribeiro, Júlio Medaglia, Roberto Menescal, Paulo Coelho, Nelson Motta, Pedro Bial, Caetano Veloso, Zé Ramalho, Tom Zé, Jom Tob Azulay, Sylvio Passos e Marcelo Nova.

No sábado, a sessão abre com o curta-metragem Olho de Boi, de Diego Lisboa. Ele conta o desafio de Juca que quer ir para a escola com o seu sapato novo, mas, para isso, terá de enfrentar seu pai, os meninos mais velhos da sua rua e a sua própria fé. No elenco, Adailson Souza, Carlinhos Brown, Erico Brás e Claudia di Moura.

O último filme da Mostra Competitiva a ser exibido é Corações Sujos, de Vicente Amorim. Baseado num livro de Fernando Moraes, a obra mostra uma história que se passou no interior do estado de São Paulo. Quando o Japão perdeu a Segunda Guerra Mundial, uma nova guerra começou no Brasil. Uma guerra entre os imigrantes japoneses que aceitavam, e os que não aceitavam a derrota. O filme Corações Sujos conta a história de um destes guerreiros. O elenco é formado por Tsuyoshi Ihara, Takako Tokiwa, Eiji Okuda, Shun Sugata, Kimiko Yo, Eduardo Moscovis e Celine Fukumoto.

O patrocínio do evento é da SAV/MinC (Secretaria de Audiovisual/Ministério da Cultura do Brasil) e a companhia aérea oficial é a American Airlines. O hotel oficial do evento é o Shore Club Hotel e a cerveja oficial é a Stella Artois. O Festival do Cinema Brasileiro tem apoio governamental do Consulado Geral do Brasil em Miami, do Conselho de Desenvolvimento de Turismo do condado de Miami-Dade, do Departamento de Assuntos Culturais do condado de Miami-Dade, do Conselho e Assuntos Culturais, do prefeito do condado e da diretoria de conselheiros de Miami-Dade, do condado de Miami Dade, do VCA de Miami Beach e da cidade de Miami Beach.

O evento conta também com o apoio da Viscayne Building, Elo Company, Neiman Marcus, Bâoli Restaurant e Piola e suporte de mídia do AcheiUSA Newspaper, da Selecta Magazine e do Acontece.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo