Histórico

Termina primeira fase da Copa do Mundo e balanço é positivo

Oitavas de final começam neste sábado (28) com Brasil enfrentando o Chile em Belo Horizonte, MG

Foto: Danilo Borges/Portal da Copa
Seleção Brasileira comemora vitória de 4 a 1 contra Camarões

Seleção Brasileira comemora vitória de 4 a 1 contra Camarões

Muitos gols, belas atuações em campo e nas arquibancadas, algumas polêmicas e muitas surpresas marcaram a primeira fase da Copa do Mundo no Brasil. O mata-mata começa neste sábado (28), quando a atenção dos brasileiros estará voltada para Belo Horizonte (MG) onde o Brasil enfrenta o Chile a partir das 12pm (horário de Miami).

Encerrada a última rodada de jogos da primeira fase, a Copa dá a sua primeira parada na sexta-feira, quando muito jogadores vão dar adeus ao sonho de conquistar uma Copa para seu país. Seleções que chegaram com boas promessas, como Portugal, de Cristiano Ronaldo, e a Itália, do meio-campo Pirlo, voltaram para casa mais cedo. Já outras, que chegaram longe dos holofontes, supreenderam, como Argélia e Nigéria. Esta é a primeira vez que duas seleções da África se classificam para as oitavas de final da competição.
Das 36 seleções, somente 16 continuam na disputa.

O Brasil fez o primeiro jogo da primeira fase e vai ser o primeiro a abrir as oitavas. O jogo contra o Chile acontece no dia 28 de junho, a partir do meio-dia, direto de Belo Horizonte (MG). A Colômbia enfrenta o Uruguai no mesmo dia, no Maracanã, a partir das 4pm.
No domingo, em Fortaleza (CE), também ao meio-dia, será a vez dos jogadores da Holanda enfrentarem o México, do goleiro Ochoa. Costa Rica pega a Grécia também no domingo, (29) no Recife (PE), a partir das 4pm.

França e Nigéria jogam em Brasília (DF), dia 30, ao meio-dia. As seleção alemã e argelina jogam em Porto Alegre (RS) no mesmo dia, às 4pm.

A Argentina de Lionel Messi joga com a Suíça no dia 1º de julho, em São Paulo, também ao meio-dia. Ainda no dia 1º de julho, à tarde jogam Bélgica e Estados Unidos. O jogo será transmitido de Salvador (BA) a partir das 4pm.

Todos os jogos são eliminatórios, ou seja, quem perder volta mais cedo para casa. Em caso de empate no tempo regulamentar de jogo, haverá prorrogação e disputa de pênaltis.

Estados Unidos
Debaixo de muita chuva em Recife (PE), os Estados Unidos perderam para a Alemanha por 1 a 0, mas continuam vivos na Copa do Mundo e estão classificados para a próxima fase.

Muito se falou na possibilidade de ‘marmelada’ na partida entre Alemanha e Estados Unidos. Os técnicos Joachim Löw e Jurgen Klinsmann são amigos, o empate classificava as duas equipes. Mas, com a bola rolando, a realidade foi outra. Em um jogo duro e de boas chances para ambas as equipes, os alemães venceram por 1 a 0, na Arena Pernambuco, e garantiram a liderança do grupo G.
Estatísticas

O Brasil terminou a primeira fase do mundial como a a equipe com menor distância percorrida por jogo entre as 16 classificadas para as oitavas da Copa do Mundo. A Alemanha, o maior número de passes e o maior índice de acerto. A França é a que mais finaliza. E o título de seleção com mais fair play fica com a Argentina: comete uma média de oito faltas por jogo e recebeu apenas um cartão amarelo (de Rojo) na primeira fase.

O jogo que abre a fase de mata-mata tem o Brasil finalizando quase o dobro de vezes do Chile (15,7 contra 8,3) e com média superior de gols. O adversário, por outro lado, troca mais passes e acerta mais também. Seus jogadores, somados, percorrem 11,5 quilômetros a mais do que os brasileiros. Os dois times têm equilíbrio nos números disciplinares (faltas cometidas e cartões amarelos), e prometem um grande espetáculo no sábado (28).

Artilheiros

4 gols
Müller (Alemanha)
Messi (Argentina)
Neymar (Brasil)

3 gols
Enner Valencia (Equador)
Benzema (França)
Robben e Van Persie (Holanda)
Shaqiri (Suíça)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo