Terremoto atinge Cuba e Key West

0
724

key-westDa redação com Sunsentinel – Residentes em Key West e até a ilha de Marathon sentiram os tremores do terremoto de 5.0 na escala Richter que ocorreu no oceano a 112 milhas da capital cubana, Havana. O abalo aconteceu às 3:58pm de quinta-feira (9). Dados do sistema geológico americano indicaram que o centro do terremoto foi detectado a 24 milhas ao norte da região de Corralillo, em Cuba.

O tremor foi sentido por quem estava em prédio, apesar de nenhum prejuízo ter sido divulgado até a noite de quinta-feira (9). “Inacreditável”, disse Shelia Cullen, assistente administrativa de um museu em Key West. O escritório que ela ocupava na hora do tremor era no terceiro andar de um prédio.

A polícia de Key West recebeu alguns telefonemas de moradores preocupados e questionando se era algum ataque à bombas. Em Marathon, uma ilha entre Key West e foi sentido nos prédios da cidade. “O prédio de concreto onde eu estava balançou”, lembrou o residente Gene Kibbe.

Após o abalo, os moradores ficaram em alerta por cerca de trinta minutos à espera de um possível tsunami, quando a água do oceano retrai e volta com força total normalmente inundando boa parte da área costeira.

O serviço nacional de meteorologia na região de Key West afirmou que o terromoto aconteceu a 170 milhas ao sul de Miami. Na escala Richter, abalos podem atingir no máximo a magnitude de 8.0, quando é considerado devastador.