Terremoto de 5,4 graus assusta a Califórnia

0
661

Moradores pensaram que tremor poderia ser do ‘Big One’

Um terremoto moderado atingiu o sul da Califórnia no dia 29 de julho, balançando construções e provocando a retirada de pessoas de prédios por precaução. O tremor de 5,4 graus na escala Richter, segundo informações da agência geológica americana, pôde ser sentido de Los Angeles a San Diego, e até em Las Vegas, que fica no estado vizinho de Nevada. Cinco pessoas ficaram levemente feridas e pequenos danos estruturais foram reportados.

Segundo o Centro de Geologia dos EUA, o epicentro do sismo estava localizado a 47 quilômetros ao sudeste do centro Los Angeles, perto de Chino Hills. Vários outros pequenos tremores foram sentidos minutos depois do terremoto, o que fez com que muitas empresas ordenassem a retirada de seus empregados dos prédios. Houve o rompimento de uma adutora em San Dimas, perto de Chino Hills, que inundou um cruzamento.
“Na Califórnia, felizmente graças aos nossos bons padrões construtivos, não esperaríamos danos estruturais com um terremoto de magnitude 5,4 graus”, disse Kate Hutton, sismologista do Instituto de Tecnologia. Mas a verdade é que muitos moradores temeram pelo pior, ou seja, a chegada do ‘Big One’, o esperado terremoto que – especialistas garantem – certamente atingirá a Califórnia nos próximos 50 anos. Detalhe: só em Los Angeles, a cidade mais populosa do estado, vivem mais de 3,6 milhões de habitantes.