Imigração

Texas já gastou $148 milhões para transportar imigrantes para outras partes do País

Medida foi tomada pelo governador Greg Abbott em abril de 2022 e, desde então, 102 mil estrangeiros já foram levados para cidades governadas por democratas

Texas envia imigrantes para estados democratas (Foto: NY Post)
Texas envia imigrantes para estados democratas (Foto: NY Post)

O governo Texas já transportou 102 mil imigrantes para outras cidades americanas em ônibus fretados, o que já gerou um gasto de $148 milhões para o estado. A medida teve início em abril de 2022 pelo governador Greg Abbott, do Partido Republicano, que argumenta que “foi necessário dividir o fardo com outros estados”.

Os estrangeiros que atravessam a fronteira do México com o Texas são levados, em sua maioria, para cidades governadas por democratas, entre elas, New York, Chicago, Denver, Filadélfia, Los Angeles e Washington D.C.. Os prefeitos dessas cidades têm pedido ajuda do governo federal para conseguir abrigos e permissões de trabalho para esses indivíduos.

“Muito dinheiro dos contribuintes já foi gasto para transportar esses imigrantes. Esses dólares não são um montante significativo do orçamento do Texas, mas poderia estar sendo gasto com outra finalidade”, afirma o economista Ray Perryman, presidente de uma empresa de pesquisa econômica do Texas.

O deputado republicano David Spiller defende a iniciativa de Abbott. “Muitas pessoas criticaram o governador Abbott quando ele começou, mas sabemos que foi uma ótima medida. Isso ajudou a mostrar o problema da imigração ilegal para todo o País”. Spiller é um dos autores da lei texana, que permite que a polícia local prenda imigrantes e dá poder a juízes para deportar esses indivíduos.

Desde abril de 2022, o Texas já mandou 37 mil pessoas para New York City, número pequeno quando comparado ao fluxo de indocumentados que atravessa a fronteira todos os dias.

Segundo o US. Customs and Border Protection, 71.048 estrangeiros atravessaram a fronteira do México com o Texas – apenas na região de Del Rio – em dezembro. A média de travessias na região é de 2.300 por dia.

(Com informações da NPR)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo