Mundo

Theresa May assume cargo de premiê após renúncia de Cameron

Ela é a segunda mulher a assumir o posto de premiê do Reino Unido

A conservadora Theresa May
A conservadora Theresa May

Ela é a segunda mulher a assumir o posto de premiê do Reino Unido

A conservadora Theresa May, de 59 anos, assumiu nesta quarta-feira (13) o posto de premiê do Reino Unido após a rainha Elizabeth II aceitar o pedido de renúncia de David Cameron. Vencedora da disputa pela liderança do Partido Conservador, May se tornará a segunda mulher a assumir o cargo de premiê após Margaret Thatcher.

Vista em Westminster como uma negociadora firme, ela irá negociar o afastamento do Reino Unido da União Europeia. Ela deve ficar no cargo até 2020.

“Planejo liderar no mesmo espírito de David Cameron”, afirmou May logo após o encontro com a rainha. Ela prometeu forjar “um papel audacioso” para o seu país fora da UE — a aprovação da saída em referendo foi o motivo da renúncia de Cameron.

“Agora que vamos deixar a União Europeia, vamos construir um novo papel audacioso e positivo no mundo”, declarou May diante da residência oficial de Downing Street, após receber de Elizabeth II a arefa de formar um novo governo.

May também prometeu proteger a “união” do Reino Unido e trabalhar “para todo mundo”. Em declaração antes de seguir ao encontro da rainha, Cameron desejou a May sorte nas negociações sobre a saída do país da União Europeia.

Ele afirmou que a sucessora fornecerá a liderança “forte” e “estável” que o país necessita. “Foi a honra da minha vida servir a nosso país como primeiro-ministro”, declarou ao lado da mulher, Samantha, e dos três filhos (Nancy, Florence e Arthur).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo